As brasileiras repetem Jaqueline e Sandra em Atlanta 1996 e são a segunda dupla feminina brasileira a levar o ouro na modalidade
É Ouro! Ana Patrícia e Duda são campeãs olímpicas no vôlei de praia em Paris (foto: Luiza Moraes/COB).
Geison Guedes
Depois de 28 anos, o Brasil volta a ter uma dupla feminina de vôlei de praia campeã olímpica. O feito foi realizado por Ana Patrícia e Duda em Paris, após uma partida acirrada contra as canadenses Humana-Paredes e Wilkerson, repetindo Jaqueline e Sandra em Atlanta 1996, quando a modalidade estreou em Olimpíadas.
O jogo, disputado de forma acirrada, foi decidido apenas no tie-break, o set desempate, com vitória da dupla brasileira por 2×1, com parciais 26×24, 12×21 e 15×10.
Mais uma vez Ana Patrícia e Duda começam atrás no jogo, com as canadenses abrindo três pontos. Mostrando muita força, as brasileiras conseguiram virar o set, fechando em 26×24.
No segundo, as canadenses se mostraram superiores e fecharam o set em sonoros 12×21, levando a partida para o tie-break.
Em um raro momento no vôlei de praia, o set desempate teve uma pequena confusão entre as duplas, com a arbitragem precisando acalmar os ânimos, aplicando amarelo para cada uma, o que não resulta em perda de ponto ou pontuação extra para as adversárias.
Com os ânimos controlados, Ana Patrícia e Duda administraram bem o fim do set, em um espaçado 15×10, finalizando a partida em 2×1 e levando o tão sonhado ouro.