Partidos da pré-campanha de Tito e Emerson repudiam veementemente a divulgação de pesquisas fraudulentas*
O combate às fake news e às pesquisas eleitorais fraudulentas é um dever de todos os cidadãos, autoridades e instituições democráticas
Após a Justiça Eleitoral anular a pesquisa eleitoral realizada pelo instituto Painel Brasil Consultoria e Pesquisa de Mercado e Opinião LTDA-ME, os partidos políticos que apoiam às pré-candidaturas a prefeito de Tito (PT) e a vice-prefeito de Emerson (Avante) veem a público repudiar veementemente a divulgação de pesquisas falsas.
A decisão judicial, proferida pelo juiz Gabriel de Moraes Gomes, julgou procedente o pedido formulado, determinando a suspensão do registro e proibindo a divulgação da pesquisa eleitoral de nº BA-00395/2024, conforme o artigo 487, inciso I, do Código de Processo Civil (CPC). A sondagem conduzida pelo instituto Painel Brasil apresentou, segundo o Ministério Público Eleitoral (MPE), erros primários já na sua apresentação formal. A decisão destacou a ausência de qualquer justificativa para tais erros.
O combate às fake news e às pesquisas eleitorais fraudulentas é um dever de todos os cidadãos, autoridades e instituições democráticas. Pesquisa eleitoral fraudulenta é um atentado direto à democracia e ao direito de cada cidadão.
Nós, partidos unificados na pré-campanha: PT, Avante, PCdoB, PV, REDE, PSOL, PSB, PSD e PRTB manifestamos nosso mais veemente repúdio às recentes divulgações de pesquisas eleitorais fraudulentas que têm circulado nos meios de comunicação e redes sociais de Barreiras. A integridade do processo democrático é fundamental para a construção de uma sociedade justa e equitativa, onde a vontade popular seja respeitada e garantida nas eleições.
A democracia se sustenta sobre pilares como a transparência, a veracidade das informações e a confiança dos cidadãos nas instituições que regem o processo eleitoral. As pesquisas eleitorais desempenham um papel crucial ao fornecer uma visão das preferências e tendências do eleitorado, influenciando o debate público e, muitas vezes, as decisões dos próprios eleitores.
Reafirmamos nosso compromisso com a verdade, a justiça e a democracia para garantir um processo eleitoral limpo e transparente para todos.
ASCOM – Tito