A Secretaria Municipal de Educação de São Desidério, realizou nas Escolas Municipais dos Anos Finais do Ensino Fundamental, a 2ª Conferência Escolar de Meio Ambiente, que abordou o tema “Educação para o Desenvolvimento Socioambiental Sustentável na Escola”. Durante a Conferência, foram discutidos os problemas socioambientais das escolas e comunidades, avaliação e reelaboração da Agenda 21 Escolar e formação da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA).
A realização da Conferência e a implementação da COM-VIDA e da Agenda 21 Escolar, fortalecem espaços democráticos e participativos, e potencializam as ações de Educação Ambiental na comunidade escolar e local, consonante ao que estabelece o Plano Municipal de Educação Ambiental (PMEA) para a Educação Formal.
“A Conferência Escolar de Meio Ambiente, com a construção da Agenda 21 Escolar é de grande importância porque promove além das discussões sobre os problemas ambientais locais, a autonomia, o trabalho coletivo, a mudança de comportamento. Buscamos ações embasadas em estudo e pesquisa, mas acima de tudo que promovam mudança de atitudes nos alunos e na comunidade.”, disse a coordenadora pedagógica Anna Claudia Soares.
A Agenda 21 Escolar é constituída por 21 metas construídas com o objetivo de minimizar os problemas socioambientais levantados, a curto, médio e longo prazos. Após a Conferência, a COM-VIDA juntamente com a comunidade escolar irá colocar em prática as demandas levantadas no Plano de Ação. Cabe ressaltar, que a cada 2 anos a Conferência deverá ser realizada e a Agenda 21 ser reavaliada e reconstruída pela comunidade escolar.
Fonte: Ascom SD/Informações SEDUC Fotos: Arquivo da SEDUC