Ex-presidente do STF critica postura do governo em relação ao Congresso.
Joaquim Barbosa, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) – Foto: Nelson Jr.
Deborah Sena
O ex-presidente do STF, Joaquim Barbosa, usou a rede social X para reclamar da postura do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, nesta segunda-feira (24). Para ele, Lula é um ‘conservador à la carte, incapaz de liderar o país’. A fala faz referência ao avanço do projeto de lei que equipara o crime de aborto, após 22 semanas, ao homicídio, e ao freio dado pelo Congresso Nacional sobre as saidinhas dos presos.
O posicionamento raro de Barbosa nas redes sociais mostra descontentamento quanto ao cumprimento de agenda progressistas por parte do presidente, que foi o candidato escolhido por Barbosa nas últimas eleições.
“Infelizmente, em inúmeras ‘questões de sociedade’, o país é acéfalo. O Congresso, omisso, retrógrado, um horror! O presidente da República, também omisso em muitas questões, em cima do muro em outras, conservador à la carte, é incapaz de liderar o país em várias áreas em que poderíamos avançar significativamente se o natural poder de liderança e persuasão conferido ao ocupante da cadeira presidencial fosse inteligentemente usado para fazer avançar certas pautas que nos colocam na ‘vanguarda do obscurantismo”, publicou Joaquim Barbosa pelas redes sociais.