Foto: Valter Pontes/Agecom
Por Rodrigo Daniel Silva
Pré-candidato não declarado ao governo da Bahia, o ex-prefeito soteropolitano ACM Neto (DEM) criticou a demora do governo Rui Costa (PT) de construir a ponte Salvador-Itaparica, que é uma antiga promessa do PT. Neto afirmou que o projeto de erguer o equipamento é “estratégico e fundamental”, mas não tem sido “levado com seriedade” pela gestão estadual.
“(Só vejo) propaganda de televisão, outdoor, já elegeram, pelo três vezes, com essa propaganda no ar. E, até agora, não tem nem cheiro de ponte. O projeto é importante. Agora, ele tem um desafio que é sua estruturação econômica. É um projeto que tem, de um lado, a participação inevitável e necessária do poder público. Do outro lado, da iniciativa privada. Nós sabemos toda a situação econômica do país. Agora, esse projeto tem que ser levado com seriedade. Não com enganação”, disse ACM Neto, em entrevista à imprensa na região de Valença, onde visita para fortalecer sua candidatura ao Palácio de Ondina.
O democrata soteropolitano afirmou ainda que tem faltado estudos sobre a ponte. “Até hoje, não existem licenças federais que são imprescindíveis. Até hoje, não existe um estudo sério de impacto desse projeto, do fluxo de veículos de entrada na cidade de Salvador. Então, se me perguntar, eu sou totalmente favorável ao projeto. Acho estratégico e fundamental para a Bahia. Agora, não dá para vender esperança, criar expectativa na cabeça das pessoas, e não ter o mínimo de seriedade, consistência na possibilidade de entregar por parte do governo do Estado neste quesito”, declarou ele.
Na semana passada, o vice-governador João Leão (PP) disse, em entrevista à Tribuna, que as empresas responsáveis pela obra já tinham entrado com pedido de licença na prefeitura de Salvador. No entanto, o prefeito Bruno Reis (DEM) negou. “Que eu tenha conhecimento, não foi dada entrada em nenhum pedido em relação à ponte Salvador-Itaparica. Quero antecipar que, se já foi ou for dar entrada, terá toda celeridade para sua liberação. Agora, a última declaração que vi na imprensa do governador Rui Costa é que ainda estavam fazendo a sondagem para onde seriam fixados os pilares da ponte. Creio que ainda não tenha projeto executivo para ser apreciado pela prefeitura, mas antecipo que se tiver dado entrada (no pedido de licenciamento) terá toda celeridade como vem tendo todos os projetos que deram entrada, seja a ampliação do metrô até Águas Claras, seja do monotrilho. Quero deixar claro aqui que isso não tem nada a ver com posição política partidária. Eu sempre vou colocar e tenho colocado os interesses da cidade”, disse Bruno.
Tribuna da Bahia
Compartilhe essa matéria:
Relacionado