A POLÍTICA E AS PESQUISAS ELEITORAIS

Destaque

Real Moeda brasileira, dinheiro

A infestação de pesquisas eleitorais a cada eleição, para muitos deveria ser extinta pela Justiça Eleitoral.

Assim como há empresas que não seguem à risca os ditames previstos na Lei, há  muitas, provavelmente em maior número, que surgem exatamente em sentido contrário, para que políticos “espertos” possam ludibriar o eleitorado.

Nosso eleitor, na maioria das vezes, segue acompanhando a tradição de votar no candidato que está liderando as pesquisas, e isto, na maioria das vezes, inverte o resultado de muitas eleições.

Em vista disso, não só na nossa região, como no Brasil inteiro, as queixas quanto as pesquisas crescem e começa a surgir tendência para que “institutos que fabricam” eventuais distorções, sejam impedidos de faze-lo.

A pesquisa que foi divulgada em Barreiras, sobre nossa eleição majoritária, por sinal, foi citada por muitos como irreal. Os que a encomendaram-na, porém, discordam veementemente.

Aguardaremos, pois, que haja daqui em diante medidas para que  tal comportamento seja banido definitivamente, pois o sonho da maioria é o de que, pelo menos, sejam aplicadas rigorosas penas aos “institutos” transgressores. E, também, aos hipoteticamente favorecidos, vez que muitos políticos recebem votos  por influência de tais pesquisas.

Itapuan Cunha

Deixe uma resposta