QUESTÃO DE ETIMOLOGIA

Destaque

Etimologia: significado e importância

Frequentemente ou ocasionalmente, alguém que não dá ouvidos ao sinal de alerta: Cuidado! Pode acabar por escutar: Coitado! Segundo informação do Google, a etimologia da palavra coitado não está em coito e sim no verbo arcaico “coitar”, do latim coctare, que significa desgraçar ou atormentar. Assim, coitado é alguém que sofreu coitado, ou seja, um sofrimento, dor, pena ou aflição.

Seja então essa a situação que deve estar afligindo alguns dos componentes de campanhas políticas em Barreiras, para a escolha do seu vice-prefeito. Em apenas uma delas, a coragem ou a inocência prevaleceu desde os primeiros momentos da pré-campanha. Apresentaram sem qualquer receio, tanto o pré-candidato a prefeito, como seu vice.Para alguns, uma demonstração de confiança, entretanto para outros, uma infantilidade política, pois não permite qualquer espécie de negociação futura. Pois o entendimento de que o vice precisa somar e multiplicar as possíveis adesões a serem conquistadas, torna esse elemento de vital importância para a sucesso da campanha.

Só o futuro responderá essa situação. O fato é que entrar no jogo e colocar todas as cartas na mesa, não é uma prática costumeira na situação política, onde esconder o jogo e apresentar as cartas no ultimo momento, seria a estratégia mais utilizada.

A Ciência Política tem objetivos muito claros, no entanto são exatamente as figuras politicas e os que gravitam no meio político é que distorcem esses fatos. Mesmo os que se definem como apolíticos, esquecem que fazem politica a todo momento, tanto no trabalho, no culto religioso, no convívio com amigos e em sua própria casa. Porém, política é coisa muito séria, da qual, infelizmente poucas pessoas tomam sentido.

Pontes, estradas, rodovias, postos de saúde, hospitais, escolas e universidades só passam a existir por vontade política. Mesmo no Brasil, superfaturadas, propinadas e com verbas divididas entre corruptos, ainda são ações políticas. Cabe então aos eleitores e eleitoras decidirem na urna, qual será a melhor escolha. Quem de fato pode fazer a diferença e estar mais próximo e mais coerente com a forma correta de fazer política.

Ou seja, tenha extremo cuidado, para no futuro não ser considerado coitado

Guto de Paula
Redator da Central São Francisco de Comunicação, divulgado pelo Blog do Itapuan, Facebook, You Tub, Zap e por todos os que amam esse Brasil.

Deixe uma resposta