A QUANTAS ANDA A POLÍTICA BARREIRENSE

Destaque

Charge e cartum: o que são, diferenças e exemplos - Enciclopédia Significados

Hoje, próximo de meados de junho, estão em constante aceleração as diversas candidaturas a prefeito e vereadores de Barreiras.

Cada um deles, principalmente os que disputarão a eleição para o comando da nossa Prefeitura, conta como certa sua vitória, como se esse pensamento possa ser taxado de real. Afinal, a vitória do ganhador ainda é uma incógnita e dependerá de uma série de fatores.

De início o candidato que largou na frente, pelo menos na aparência, foi o ex-deputado Tito, pelo PT, mas há de se convir, que o partido do governador Jerônimo em eleições passadas jamais foi bem sucedido entre nós. Se quebrar a tradição, portanto, entrará no rol da improbabilidade.

Temos outra candidatura que conta com bom número de votos, a do jovem Danilo Henrique, com todo aparato e tradição familiar, pois é neto do ex-prefeito Antônio Henrique, esperando colher os frutos familiares. Também conta com sua passagem pela Prefeitura de Luis Eduardo Magalhães.

O vice-prefeito atual de Barreiras, Émerson Cardoso, pelo Avante, é mais um pretendente a entrar na disputa pelo cargo, porém encontra dificuldades para lançamento, mas já há conversas com outros partidos e o esboço de uma aliança com Tito, para ser incluído na chapa petista e renovar seu cargo de vice-prefeito.

A emedebista Karlúcia Macedo até a presente data está reticente quanto sua inclusão entre os demais candidatos. Não lançou sua pré- candidatura e nem tem, pelo menos no momento, ninguém para ocupar a hipotética vaga de vice-prefeito.

Inesperadamente, mas com uma vasta programação de campanha, surgiu mais uma pretensão, desta feita pelo empresário David Schmidt, pela legenda do NOVO, que esboçou toda linha a ser seguida contra a direita.

Finalmente, pela base governista, teremos o nome do Vereador Otoniel Teixeira, que de início não foi bem visto por boa parte da nossa sociedade, mas insistentemente lançou-se na cata ao voto, sempre acompanhando os passos do seu líder, o prefeito Zito Barbosa. Suas andanças começam a frutificar e ele já pontua entre os favoritos, com chances reais de triunfo.

Pelo menos assim, este é o nosso entendimento da política barreirense, podendo haver mudanças, é claro, já que ela é a grande mostra do imponderável, ou seja, as surpresas sempre ocorrem.

Itapuan Cunha

Deixe uma resposta