PRENÚNCIO DE RENOVAÇÃO

Destaque

Câmara de Barreiras - Notícias

Na esperança de ocupar um lugar no Legislativo Municipal, muitos pré-candidatos estão surgindo. Irão empreender uma luta descomunal durante essa campanha e são sabedores por antecedência que muitos ficarão pelo caminho.

As regras desse jogo dependem da primeira escolha, que pode advir de um cálculo que poucos conhecem. Começa pela escolha do partido e de quem são os naturais ponteiros que poderão ou não contribuir para sua legenda.

Requer então, colocar em prática uma estratégia que permita uma aproximação nem sempre possível, mas sempre tentada. Com tudo isso, a legislação eleitoral já está pré-definida, pois o numero praticamente histórico, permite que para os partidos considerados fortes, apenas três possíveis candidatos conseguirão se eleger. E mesmo assim com uma expressiva dificuldade.

Mesmo assim, muitos eleitores acreditam em uma possível e expressiva renovação, pois o desempenho da maioria dos que foram eleitos no pleito passado, não correspondeu aos anseios do público. Essa insatisfação corresponde de certa foram a uma possível e esperada renovação.

A importância do fazer do vereador ao ocupar uma cadeira no legislativo, continua sendo mal interpretada. O público em geral não conhece a fundo as verdadeiras obrigações que competem a um edil. Isso faz com que sua utilização se torne muito mais assistencialista que coletiva. Mesmo porque as proposituras apresentadas dependem não apenas da vontade ou disposição do Gestor, mas se o mesmo é de situação ou de oposição.

Desvencilhar-se desse estigma que se tornou determinante é praticamente impossível. Mas, a função do vereador é de melhorar leis que se tornaram arcaicas, apresentar outras que correspondam com a realidade que o contexto exige e principalmente fiscalizar as ações do Gestor, desde o momento em que elas ainda estão no papel.

Caso contrário, fazer o mesmo que todos os seus antecessores, em sua considerável maioria tem feito, ou seja, aceitar goela a baixo tudo que for proposto, sem tentar ao menos fazer a diferença.

O povo de ontem, não é o mesmo dos pleitos passados. Está sim, examinando novos nomes e honrando os que se destacaram ou estão se destacando nesse mandato.

Guto de Paula
Redator da Central São Francisco de Comunicação, divulgado pelo Blog do Itapuan, facebook, yotube, zap e por todos os que amam o Brasil.

Deixe uma resposta