Mais uma vez por ocasião de uma tragédia, pessoas inescrupulosas se valem do caos em benefício próprio. Não foi diferente na pandemia, não está sendo diferente agora que o povo gaúcho agoniza, na mais devastadora enchente dos últimos tempos.
Também fica difícil aceitar que na pandemia respiradores foram comprados de uma suposta indústria, pra lá de suspeita e nunca chegaram ao seu destino. Muito menos que prefeitos desviaram verbas das quais não prestaram conta.
Tudo isso e mais muitas outras coisas aconteceram e estão ocorrendo em situações desesperadoras em que os que deferiam ajudar, simplesmente sonegam e desviam recursos.
Seja por isso que o atual desgoverno tem tomado medidas tímidas em relação ao envio de verbas para os necessitados. Mesmo porque, foram seus parceiros e correligionários políticos que no passado não muito distante desviaram criminosamente as verbas e até o dia de hoje não foram punidos.
Está ao encargo de voluntários civis a ajuda aos desabrigados em sua total maioria, porque os que deveriam por obrigação ser os primeiros e os mais atuantes, só batem cabeça, sem estabelecer estratégias inteligentes para minimizar os problemas.
A grande diferença se comparada com o que ocorreu na pandemia, a velha imprensa capitaneada pelo Globo Lixo, não mais dita as regras, nem consegue manipular a população como antes. Muito pelo contrário, seus profissionais são banidos, vaiados e retirados da cena. O povo acordou e não mais aceita a hipocrisia dessa imprensa consorciada.
Dessa vez o caos de fato existe, não precisa mais da Globo Lixo para aumentar o problema, produzir o medo e gerar narrativas falsas.
O que está ocorrendo no Rio Grande do Sul, poderia sim ser minimizado e quando muito contido, para situações aceitáveis, se os que dizem governar esse país tivessem tomado as devidas providências, quanto as represas, os muros de contenção e o bombeamento de escoamento, que simplesmente não funcionou.
Essa negligência criminosa que o desgoverno procura esconder. Todavia, mais uma vez a solidariedade do povo brasileiro é que está tentando conter as consequências desse desastre.
Milhões de reais que saíram única e exclusivamente do povo, está chegando aos locais mais críticos e nas mãos dos que realmente estão fazendo a diferença. No entanto o desgoverno está esperando a água baixar.
Guto de Paula
Redator da Central São Francisco de Comunicação, divulgado pelo Blog do Itapuan, Facebook, Youtube, Zap e por todos os que amam o Brasil.