A deputada federal Rosangela Moro (União-SP) tem criticado a visibilidade dada ao show realizado pela cantora Madonna no Rio de Janeiro, no sábado (4). Ao se manifestar nas redes sobre a tragédia que atinge o Rio Grande do Sul, ele pediu que a Rede Globo destine a mesma atenção dada ao show da artista a tragédia que matou centenas de pessoas.
A parlamentar compartilhou em sua conta no Instagram, na segunda-feira (6), um vídeo que exibe a frase “o que está acontecendo com o nosso país?”. A peça é iniciada com o trecho do Jornal Nacional, da TV Globo, em que os âncoras falaram sobre a transmissão da apresentação pela emissora, antes de encerrar o programa de sábado. A imagem tem sido explorada por bolsonaristas que criticam o espaço dado pelo canal de televisão à atração.
Na sequência, o vídeo compartilhado por Rosangela mostra momentos do show em que Madonna beija uma mulher, simula atos sexuais e canta “Like a Prayer” segurando um crucifixo. Todos os trechos selecionados têm como pano de fundo imagens áreas de alagamentos no Rio Grande do Sul. A música “Material Girl” embala a sequência.
Antes disso, no domingo (5), a deputada afirmou em sua conta no X (antigo Twitter) que via como alarmante o contraste “entre a rapidez com que o palco de um show pode ser erguido” e a “lentidão com que medidas de prevenção de desastres são implementadas”.
“O que chama a atenção é que para montar toda uma estrutura de um show [em] sete dias [há] uma super estrutura. Como brasileira, sonharia que essas estruturas eficientes, montadas num período recorde, também fossem [aplicadas] para os casos de calamidade”, diz Rosangela à coluna, ao falar sobre a comparação que tem feito.
Questionada sobre o fato de o show ter sido viabilizado, majoritariamente, pela iniciativa privada, a parlamentar responde: “Acho que com parcerias, e usada a expertise privada, pode facilitar, se acontecer desastres, ter um plano contando também com a iniciativa privada, que é mais eficiente, mais rápida”.