Diplomacia brasileira impõe ritmo de maratona a reuniões em Nova York

Bolsonaro na ONU
Vacinação contra a covid-19 em UBS de Taguatinga (DF). Foto: Myke Sena/MS

Brasil é o 3º país que mais vacina em setembro

O discurso de Jair Bolsonaro na ONU ganhou os holofotes, mas o presidente perdeu a chance de desmentir a fake news recorrente, difundidas principalmente no Brasil, desqualificando o ritmo nacional de vacinação. As mais de 30 milhões de doses aplicadas só em setembro, segundo plataformas de monitoramento independentes, inclusive estrangeiras, colocam o Brasil atrás apenas de Índia e China. Esse desempenho supera todos os 27 países da União Europeia somados.

Brasil no topo

O Brasil terminou agosto com 194 milhões de doses aplicadas, segundo o vacinabrasil.org e fechou esta terça (21) com cerca de 225 milhões.

No chinelo

Os 27 países que compõem a União Europeia aplicaram 21,6 milhões de doses, segundo o Our World in Data. Nos EUA, foram apenas 16 milhões

Outro patamar

Países que somam quase 3 bilhões de pessoas, Índia e China aplicaram 167 milhões e 110 milhões de doses em setembro, respectivamente.

Faltou chá de camomila

A lacrolândia nacional foi à loucura quando Bolsonaro ocupou a tribuna da assembleia geral da ONU, ontem (21). As manchetes em alguns sites no Brasil só não usaram palavrões para se referir ao presidente. Ainda.

Tamanho da ajuda

O ministro Wagner Rosário (CGU) informou que o governo federal transferiu mais de R$120 bilhões para estados e municípios combaterem pandemia. Parte desses recursos foi afanada. Falta a CPI investigar.

País indígena

Bolsonaro desmentiu a velha mentira sobre o “desamparo” das populações indígenas. Ele contou que os índios são proprietários de 14% do território brasileiro, “mais que Alemanha e França somadas”.

Futuro é aqui

Uma das boas novas de Bolsonaro em seu discurso na ONU estava na frase “o futuro do emprego verde é no Brasil”, sobre as oportunidades abertas para a exploração sustentável dos recursos naturais.

Sempre teve

Circulou na internet que a churrascaria Fogo de Chão, de Nova York, teria “improvisado” mesas externas para acomodar Bolsonaro e comitiva. Lorota. Quem já esteve lá garante que o espaço já estava lá há meses.

Ciência roubada

Operação da Polícia Federal desbaratou um esquema que, entre 2015 e 2020, desviou dinheiro público para pesquisa científica na Universidade de Brasília e no CNPq, onde mais reclamam da “falta de apoio à ciência”.

O negócio é chocar

A mais recente lorota importada é o perigo da variante delta que cita a morte de 471 crianças nos EUA. Mas segundo dados do CDC, a Anvisa de lá, é mais perigoso para crianças andar de carro: morrem 636 por ano.

Escolha clara

Relatório do ministro Bruno Dantas (TCU) revelou que o benefício de um investimento no Bolsa Família é até 12 vezes mais eficiente para classes de menor renda comparado ao efeito da desoneração da cesta básica.

Pensando bem…

…difícil é encontrar alguém controlado na Praça dos Três Poderes.

Diário do Poder – Coluna do Cláudio Humberto

Deixe uma resposta