Gayer denuncia Lula ao tribunal de Haia por genocídio de yanomamis

Destaque

Morte dos indígenas disparou com a chegada de Lula à presidência

Dep. Gustavo Gayer (PL – GO) (Foto: Agência Câmara)

O deputado Gustavo Gayer (PL-RJ) reagiu ao crescimento da mortalidade dos povos Yanomami e protocolou uma denúncia contra o presidente Lula no Tribunal Internacional de Haia. O goiano ressalta que houve um salto considerável na quantidade de indígenas mortos sob a governo Lula3.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o parlamentar comentou a ação.  Segundo ele, foi feita “Uma denúncia muito bem fundamentada, mostrando que Lula é um genocida”.
Conforme mostrou o Diário do Poder, dados do Ministério da Saúde registram 308 mortes Yanomamis até novembro de 2023. Das 308 vítimas, mais da metade 52% (162), são crianças de 0 a 4 anos. Destas, 104 eram bebês de até um ano.
A mortalidade infantil entre os Yanomamis atualmente é superior ao registrado em Serra Leoa, país na África, considerado pela ONU como o mais letal para crianças, com a estimativa de 78,2 mortes a cada mil habitantes.
O pesquisador Estêvão Benfica Senra, pertencente ao Instituto Socioambiental, publicou artigo dizendo que o governo federal fracassou com os Yanomamis.
“Os últimos dados apresentados pelo governo sobre a situação de saúde na Terra Indígena Yanomami não deixam dúvidas: o governo fracassou em sua promessa de resgatar a dignidade no território Yanomami”, escreveu.

DIÁRIO DO PODER

Deixe uma resposta