Governo já distribuiu aos Estados mais de 250 milhões doses de vacinas

Vacinação
Ministro da Saúde Marcelo Queiroga, de máscara, terno, gravata sob um colete verde, observa esteira de desembarque de aeronave descarrega caixas de isopor contendo vacinas.
Ministro da Saúde Marcelo Queiroga acompanha chegada de doses de vacina contra covid-19 ao Aeroporto Internacional de Brasília. Foto: Myke Sena/MS

O Ministério da Saúde voltou a celebrar mais uma marca importante para a campanha nacional de vacinação contra a covid-19: o Brasil atinge mais de 250 milhões de doses distribuídas para todos os estados e o Distrito Federal. O país está cada vez mais próximo de alcançar a meta de 100% dos brasileiros acima de 18 anos vacinados com a primeira dose.

Até agora, 134,2 milhões de brasileiros já receberam a primeira dose dos imunizantes, isto é, cerca de 83,9% da população adulta. Mais de 66,7 milhões já estão totalmente imunizados com as duas doses ou dose única (41,6%). Ao todo, são mais de 200 milhões de doses de vacinas aplicadas em todo o território nacional, de acordo com a soma das primeiras e segundas doses aplicadas.

Entre as doses distribuídas, 101,1 milhões são da Astrazeneca, 92,6 milhões da Coronavac; 55,2 milhões da Pfizer, produzida pela farmacêutica em parceria com a BioNTech; e 4,7 milhões da Janssen fabricada pela farmacêutica Johnson & Johnson. No total, mais de 600 milhões de doses estão encomendadas até o fim de 2021.

Exemplo para o mundo

O sucesso da campanha de vacinação no Brasil é exemplo para o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No domingo (5), durante encontro com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, elogiou o Ministério da Saúde pelos bons resultados do programa.

O chefe da organização também destacou o potencial do Brasil para, em breve, tornar-se um país exportador de vacinas contra covid-19.

Segurança e qualidade

Para que os imunizantes cheguem com segurança aos braços dos brasileiros, o Ministério da Saúde segue normas rígidas de controle de qualidade, como a checagem dos frascos e a análise de temperatura. Logo depois, as doses são liberadas para distribuição, de acordo com as definições pactuadas entre União, estados e municípios.

Todos os dados sobre distribuição e aplicação das vacinas estão no LocalizaSUS. (Com informações da Comunicação do MS)

Diário do Poder

Deixe uma resposta