Somente no próximo ano teremos eleições para Presidente da República, governadores, um terço do Senado e deputados federais e estaduais.
Aqui na região oeste da Bahia, temos a impressão que vivenciamos com muita antecedência o pleito para renovação da Assembleia Legislativa.
Quem acompanha nossas páginas sociais, notadamente as que tratam de política, verá uma verdadeira antecipação da disputa a nível estadual, entre os deputados Antônio Henrique Júnior e Jusmari Terezinha.
Não há um dia sequer sem que ambos noticiem obras que indicaram ou, ainda, as que já conseguiram para esse ou aquele município.
Em algumas ocasiões, o bom observador notará que há indicação para determinada obra por ambos, pois a quantidade é tanta que é comum que possa haver, aqui ou acolá, duplicidade, um escorregão comum, justificável plenamente, na acirrada disputa entre ambos.
Como ainda não mergulhamos de vez na campanha, justo é deduzirmos que no próximo ano a guerra não será travada somente nos gabinetes, mas se entenderá de uma vez por todas às ruas, pela imprensa em geral, horário político, etc.
Essa de indicações e promessas, me faz lembrar de outro político também forte prometedor, nosso governador Rui Costa, no caso da Rodovia São Desidério a Roda Velha, por exemplo, para a qual solenemente está na segunda. Obra que, recentemente, a deputada Terezinha também prometeu, pode?
Na primeira promessa do governador, feita em palanque, asseverou que as obras da estrada teriam, através da licitação, garantia por três anos de reparos por parte da construtora vencedora da obra, se eventualmente surgissem falhas no leito da rodovia. Uma licitação, então, pouco comum nos nossos dias.
Por essas e outras poderemos imaginar como será renhida a disputa pelos votos da nossa região. Se a prática das indicações valer, os dois empatarão, sem nenhuma dúvida.
Sobre as eleições para deputado federal, oportunamente emitiremos nossa opinião.