Visitas da “dama do tráfico amazonense” no Ministério da Justiça causou polêmica
Kim Kataguiri, Marcel van Hattem e Filipe Barros Foto: Zeca Ribeiro| Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Nesta segunda-feira (13), parlamentares da oposição se posicionaram pelo impeachment do ministro da Justiça, Flávio Dino, após secretários da pasta terem se encontrado com Luciane Barbosa Farias, conhecida como “dama do tráfico amazonense”.
Luciane participou de audiências com dois secretários e dois diretores do Ministério da Justiça em um período de três meses. No dia 19 de março deste ano e no dia 2 de maio. Ela se encontrou primeiramente com Elias Vaz, secretário Nacional de Assuntos Legislativos de Flávio Dino. Já na segunda visita esteve com Rafael Velasco Brandani, titular da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).
O deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) se manifestou nas redes sociais dizendo que convocará Dino para explicar sobre esses encontros na Câmara e que também pedirá o impeachment do ministro.
– O Ministério da Justiça recebeu a mulher de um dos líderes do Comando Vermelho em pelo menos duas reuniões em Brasília. Vamos convocar o ministro Flávio Dino para se explicar na Câmara dos Deputados, exigir explicações formais e pedir o impeachment de Dino.
Kataguiri justifica o pedido de destituição alegando “grave violação ao princípio republicano e ao mandamento constitucional da moralidade no exercício da administração pública”.
O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) associou a situação com o grampo da Polícia Federal onde um líder da facção Primeiro Comando da Capital (PCC) disse que o Partido dos Trabalhadores tinha “diálogos cabulosos” com o crime organizado.
– Diálogo cabuloso. Eles tentam esconder a proximidade com o mundo do crime, mentem que nada têm a ver com as facções que dominam o tráfico no Brasil, mas os fatos são muito teimosos. Aliás, um governo cujo líder máximo esteve na cadeia condenado por corrupção e lavagem de dinheiro milionárias poderia dar em outra coisa? Vamos a fundo nessa questão para expor ao Brasil as entranhas da podridão do PT e seus comparsas. O mundo do crime não pode prevalecer no nosso país! – escreveu ele no Instagram.
O deputado federal Filipe Barros (PL-PR) também anunciou que entrará com um pedido de impeachment contra Flávio Dino. Para ele, o caso “atenta contra a segurança interna do país” e, portanto, é uma “causa expressa na lei para impeachment de ministro”.
PLENO.NEWS