A política barreirense, hoje, parece que está inerte. Parece, sim, mas como as aparências enganam, ao que tudo indica os eventuais concorrentes, inesperadamente, resolveram mudar a tática que vinham empregando, na esperança que o novo procedimento possa mudar as tendências quanto aos hipotéticos favoritos.
Nas veladas pesquisas que tomamos conhecimento, encomendadas por interessados, desponta o nome do ex-deputado Tito como provável vencedor da disputa, com uma boa margem de frente.
O somatório das especulações acima, apresenta uma tendência de boa margem, mas isto poderá, com o tempo que ainda falta para o pleito, ser diminuída consideravelmente. Tudo dependerá, como é de praxe, do desempenho dos demais candidatos.
Uma transformação como acima citada dependerá, antes de mais nada, de coligações entre os que estão abaixo na preferência do eleitorado, algo controverso, pois há políticos que não abrem mão do “sonho” de alcançar o podium e, até, de eventuais coligações com os possíveis favoritos.
Até a data da eleição ouviremos e veremos muitas opiniões sobre o pleito em si, de candidatos sem a mínima chance, dos que possuem razoável apoio entre os eleitores e, até, dos que, quem sabe, alcançarão o pleito com razoável chance de sonhar com o sucesso.
Em muitas ocasiões, é sobejamente sabido, a arte política apresenta condições adversas ao desenrolar das campanhas. Se isto ocorrer entre nós, creiam, equivalerá a outros que ocorreram Brasil afora, em eleições pretéritas.
Itapuan Cunha
Editor