Nos últimos dias começou a repercutir uma provável aliança política em Barreiras, visando a sucessão do atual prefeito Zito Barbosa.
Reuniões já foram feitas aqui, em Salvador e em Brasília, com os mentores da iniciativa, hipoteticamente capitaneados pelo deputado Toinho, do PP, sendo arrolados nas tratativas líderes do PT e outros interessados.
Há lideranças de outros municípios que não têm qualquer relação com o nosso, como uma bem próxima, em Wanderley, e o prefeito de Cocos, bem distante, etc.
Historicamente falando, é notório que a história política do PT em Barreiras foi quase sempre inexpressiva. Será que de uma hora para outra os petistas começam a ter alguma influência entre nós?
Na expectativa de provável candidatura que possa fluir das reuniões já realizadas, foram citados: Jusmari Oliveira, Otoniel, Melchisedec Neves e Emerson (este, há muito, pelo que se comenta, o preferido do prefeito Zito). Pergunta-se: o prefeito será que vai abdicar a candidatura do seu fiel escudeiro?
Muita movimentação está programada para os próximos dias. Porém, na batida da animação dos opositores, surge uma ameaça temida por sua maioria, a já firmada candidatura de Tito, que lidera todas as pesquisas até hoje realizadas, sendo então o “calcanhar de Aquiles” dos que o combaterão na próxima e renhida eleição.
Itapuan Cunha
Comentarista da Política