Hezbollah lança mísseis contra Israel após perder 3 membros

Destaque

Grupo xiita emitiu comunicado sobre ataque contra israelenses nesta segunda-feira

Hezbollah perdeu três membros no sul do Líbano

Nesta segunda-feira (9), o grupo xiita libanês Hezbollah atacou ao menos dois alvos militares das forças israelenses com mísseis teleguiados e morteiros, depois de perder três membros em uma série de ataques realizados pelo país no sul do Líbano.

– Como resposta inicial, os grupos da Resistência Islâmica atacaram com mísseis guiados o quartel de Pranit, que serve como centro de comando para a Divisão da Galileia, e o quartel de Avivim, que é um centro de comando administrativo afiliado à Brigada Ocidental – anunciou o Hezbollah em comunicado.

O grupo armado, que travou guerra contra Israel em 2006, disse que os alvos também foram atingidos por um morteiro “direto”, uma ação que justificou como retaliação pela “morte de três irmãos mujahidins nesta tarde como resultado de ataques israelenses a cidades e vilarejos libaneses”.

Israel lançou, nesta segunda, uma artilharia pesada e ataques aéreos em vários pontos do sul do Líbano, perto da fronteira entre os dois países, onde houve muitos disparos por quase duas horas seguidas. As ações israelenses ocorreram depois que um grupo de homens armados entrou no território israelense vindo do Líbano e enfrentou soldados de Israel, deixando ao menos dois mortos entre os militares.

O grupo Jihad Islâmica Palestina (PIJ) reivindicou a responsabilidade pela infiltração e a enquadrou como parte da guerra que começou no sábado entre Israel e milícias da Faixa de Gaza, depois que o Hezbollah já havia se desassociado da operação.

No entanto, a organização xiita disparou, no domingo (8), foguetes contra Israel, justificando-os como um gesto de “solidariedade” com as milícias da Faixa de Gaza e uma medida de pressão para a libertação dos territórios libaneses ocupados por seu vizinho do sul.

*EFE

Deixe uma resposta