Ouvi durante os últimos dias várias opiniões de políticos e também de seguidores, sobre o clima diferente da atual disputa, que culminará com a eleição do nosso próximo prefeito.
Até a implantação das costumeiras formações de “centrais de boatos”, que informavam sobre movimentações nos partidos, muitas vezes, “acrescentando” fatos irreais, visando confundir adversários, deixaram de existir, ou ainda vão ser instaladas.
O grande número de pretendentes à vaga do posto ora ocupado pelo Sr. João Barbosa, verdade que diminuiu, e ao que parece há a possibilidade de contarmos com duas candidaturas, uma a provável chapa encabeçada pelo ex-deputado federal Tito Marques e a outra do candidato a ser lançado pelo prefeito atual, muito provavelmente a do seu vice.
A chapa da oposição, antes com muitos pretendentes, deixou de existir, pois foi resolvido pelos chefes dos partidos oposicionistas a indicação de um candidato único e, em consequência, foi sugerido o nome do ex deputado Tito, aceito por todos.
Correndo por fora ainda é citado outro candidato, que seria o de um secretário do governo de Luis Eduardo Magalhães, Danilo Henrique, em chapa que contrapõe as já citadas.
Como a eleição só ocorrerá daqui a exatos 12 meses, muito água ainda passará por debaixo da ponte. Mas que a disputa tende a ser acirrada, disto ninguém duvida, pois em Barreiras as eleições sempre foram disputadas nesse clima.
A descartar, algumas pesquisas oficiosas que ultimamente surgiram, que projetam o nome do ex-deputado federal Tito como favorito, vamos então aguardar a marcha dos acontecimentos, mas desde já certos de que teremos um pleito renhido, onde o vencedor alcançará uma vitória apertada.
Esperamos, ainda, que os disputantes tenham um comportamento exemplar, e que a baixaria, presente em disputas pretéritas, seja enfim erradicada.
Itapuan Cunha
Editor