Dona Vangelina Maria da Conceição de 72 anos de idade, moradora do povoado de Rio dos Angicos que fica há 100 quilômetro da sede, foi a primeira paciente a ser atendida quando a equipe do Projeto ‘Mais Saúde na Comunidade’ chegou á localidade. O povoado tem aproximadamente 80 famílias, e na manhã dessa terça-feira,26, receberam atendimento médico, odontológico, de enfermagem, psicólogo, teste rápido, vacinação, entrega de medicamentos e serviços de informação sobre Programa Bolsa Família.
“Eu nasci e criei aqui e essa é primeira vez eu vejo uma coisa tão boa acontecer na nossa região, estou muito feliz”, disse dona Vangelina Maria. Quem também comemorar é o aposentado Francisco José Cardoso, “A saúde tem que ser em primeiro lugar, e hoje é um dia muito importante para todos nós que moramos aqui”, disse.
Além dos entendimentos de saúde, os moradores acompanharam uma palestra sobre a Campanha Setembro Amarelo com o tema “Se precisar, peça ajuda” em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. “Devemos ter a consciência da importância da vida e ajudar na prevenção do suicídio, é relevante nesses momentos falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda”, orientou a Psicóloga Vandreia Mendes.
O Projeto ‘Mais Saúde na Comunidade’ é uma ação da Secretaria Municipal de Saúde por meio da Atenção Básica. “Esse é um meio que aproxima mais ainda a saúde aos nossos munícipes que residem distante da sede. O nosso objetivo é fortalecer esse projeto e estender as demais comunidades”, ponderou o secretário de Saúde, Adrianno José.
ASCOM DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO DESIDÉRIO