Míriam Leitão volta a criticar o presidente Lula: ‘Ideia autoritária’

Destaque

Jornalista reprovou sugestão do petista de criar sigilo sobre os votos dos ministros do STF

Míriam Leitão Foto: Reprodução / GloboNews

Após criticar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por pretender ressuscitar o imposto sindical, a jornalista da GloboNews, Míriam Leitão, voltou a reprovar o chefe do Executivo. Desta vez, por ele ter defendido que a sociedade não tenha conhecimento de como votam os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Para a comunicadora, trata-se de uma ideia “autoritária” e “inconstitucional”.

– Essa ideia do presidente Lula é muito ruim, muito ruim. É autoritária. É inconstitucional. Porque o princípio da publicidade não é uma escolha do Supremo ser transparente, o princípio da publicidade deve reger as decisões dos órgãos públicos, do governo – iniciou a jornalista, em comentário feito na edição desta terça-feira (5) do Conexão GloboNews.

Na sequência, Míriam defendeu que o debate é fundamental para a democracia.

– É preciso conhecer sim o voto dos ministros, é preciso discutir esse assunto, é necessário discutir, porque é assim que funciona a democracia: a gente discorda, a gente concorda, a gente fala que está certo, a gente fala que está errado… – acrescentou.

A comunicadora lembrou que momentos antes ela havia elogiado a gestão Lula no combate ao crime ambiental. Segundo ela, em uma democracia, as pessoas “não tem que ser sempre contra, nem a favor” do governo.

– Então, criticar os ministros do Supremo, por exemplo criticar o Zanin pelos votos dele muito conservadores é parte do debate natural na sociedade. Eliminar esse debate é uma visão muito autoritária. Foi um momento em que o pensamento autoritário visitou o presidente Lula, e espero que ele recue dessa ideia de que a gente não deve saber como votam os ministros do STF. Deve saber sim, presidente Lula, deve saber sim – finalizou.

PLENO.NEWS

Deixe uma resposta