Relembre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo, na semana entre os dias 20 e 26 de agosto de 2023
O chefe do grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, estava na lista de passageiros de um jato particular fabricado pela Embraer que caiu na quarta-feira (23), na região de Tver, ao norte de Moscou, na Rússia, e não deixou sobreviventes. Após a queda, foram levantadas suspeitas de que o avião teria sido derrubado pelo governo russo, já que o presidente do país, Vladimir Putin, acusava Prigozhin de traição. O Kremlin negou que tenha abatido o avião
A Justiça americana fichou nesta quinta-feira (24) o ex-presidente Donald Trump. Ele teve a foto de réu tirada e ficou detido por alguns minutos em uma prisão estadual por tentar alterar o resultado das eleições dos Estados Unidos, em 2020. A norma prevê também o registro das impressões digitais do ex-presidente
O ex-presidente se aproveitou da situação. Na sexta-feira (25), ele postou a imagem no Twitter, onde não fazia publicações desde janeiro de 2021. A mugshot do ex-presidente teve mais de 111 milhões de visualizações e mais de 1 milhão de curtidas em apenas dez horas. A campanha de Trump, que tenta disputar as eleições de 2024 contra Joe Biden, está vendendo canecas, camisetas e adesivos com a imagem
Após cinco meses consecutivos de perda de ritmo, a prévia da inflação voltou a acelerar em agosto, ao marcar 0,28%. Os dados são do IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (25).O principal vilão da inflação em agosto, até agora, é a energia elétrica. Ela puxou os preços do grupo habitação (1,08%). A contribuição foi de 0,16 ponto percentual no total.
A aprovação do novo marco fiscal pela Câmara teve mais votos neste segundo turno do que no primeiro, em abril, mesmo com 38 deputados a menos presentes na votação. Nesta terça-feira (22), dos 513 parlamentares, 443 votaram. Foram 379 votos a favor (sete a mais do que no primeiro turno) e 64 contra (44 a menos). No primeiro turno, 481 deputados registraram presença no plenário, e a proposta teve 372 votos favoráveis, 108 contrários e uma abstenção.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a fabricação, a distribuição e a venda de um suplemento de melatonina da marca Soninho Perfeito Melatonina Kids, fabricado pela M. R. Oemed Indústria Farmacêutica Ltda, sob alegação de que essa substância não é autorizada para uso em crianças e adolescentes. A resolução foi publicada na quarta-feira (23) no Diário Oficial da União.
O número de casos de zika vírus no país subiu 20% de janeiro até o dia 8 de julho de 2023. As notificações passaram de 5.910 para 7.093, na comparação com mesmo período de 2022. A região Sudeste teve o maior aumento de casos, com percentual de 11,7%.
Vítimas de violência sexual passaram a ser grupo prioritário para a vacinação contra o HPV (papilomavírus humano), de acordo com a medida tomada pelo Ministério da Saúde no início do mês. O objetivo é garantir proteção a pessoas de 9 a 45 anos que ainda não sejam vacinadas ou que não tenham completado o esquema de imunização contra o vírus.
A agência reguladora de medicamentos dos EUA (FDA, na sigla em inglês) aprovou, na segunda-feira (21), a primeira vacina destinada a gestantes para prevenir doenças respiratórias graves causadas pelo VSR (vírus sincicial respiratório) em bebês. O imunizante gera anticorpos no recém-nascido até os 6 meses de idade, fase em que há risco de morte em caso de infecção pelo VSR.
R7.Com