O pedido de convocação foi apresentado na última quinta-feira
Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Rodrigo Vilela
Está na fila da CPI do MST um requerimento do deputado federal Evair de Melo (PP-ES) para ouvir Beatriz Vendramini, filha caçula do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. O pedido de convocação foi apresentado na última quinta-feira (17).
O deputado quer explicações sobre a aquisição de cerca de 850 hectares a em Guarantã do Norte, em Mato Grosso. As terras pertenciam ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), mas foram passadas para o nome da herdeira do ministro.
No pedido, Evair de Melo destaca a necessidade de apurar suposta irregularidade na apropriação e até a possibilidade de grilagem de terra.
“Com efeito, esta CPI demanda a necessidade de maiores esclarecimentos sobre o assunto, porquanto que há dúvida sobre a forma em que a propriedade foi ocupada e adquirida, mormente que há indícios de irregularidades, ou seja, pairam imprecisões se a área foi objeto de grilagem. Portanto, se assim o for, são aproximadamente centenas hectares de apropriação indevida, irregular e clandestina, sendo oportuno destacar que para usucapião são necessários no mínimo 15 anos”, diz trecho do requerimento.
DIÁRIO DO PODER