Lula declarou que Campos Neto “não entende de Brasil e de povo”
Lula afirmou ainda que a manutenção do patamar atual da taxa Selic em 13,75% não tem justificativa. Foto: Marcelo Camargo.
Mael Vale
Alvo de intensas críticas por parte do presidente da República, Lula (PT), o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, voltou a ser “cutucado” pelo petista nesta quarta-feira (2).
Desta vez, Lula declarou que Campos Neto “não entende de Brasil e de povo”, e afirmou ainda que a manutenção do patamar atual da taxa Selic em 13,75% não tem justificativa.
Durante encontro com correspondentes internacionais, no Palácio do Planalto, Lula também disse que a economia brasileira vai continuar crescendo apesar dos juros altos.
Vale destacar que nesta quarta, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central vai dar sua decisão sobre o nível da taxa básica de juros, com amplo consenso de que a Selic será reduzida.
Há uma grande expectativa para o mercado brasileiro, com os olhos voltados para a decisão de juros básicos pelo BC, com projeções de início do ciclo de cortes pelo Copom. Esta deve ser a primeira vez em três anos que haverá um corte de juros no Brasil.
Os agentes de mercado mostram uma divisão na visão da intensidade da baixa da Selic, em 0,25 ponto ou 0,5 ponto.
O JPMorgan acredita que a decisão será “por pouco”, acirrada, mas projeta ver um corte de 0,25 ponto percentual. A sociedade gestora de participações sociais, acredita que um corte na Selic de 0,50 ponto poderia dar um impulso aos mercados e que, se 0,25 ponto percentual levar a uma queda dos ativos de risco, mesmo assim é uma oportunidade de compra.
DIÁRIO DO PODER