Nikolas denúncia repasses do governo Lula ao MST no RS

Destaque

Cooperativa de filiado ao PT recebeu R$ 200 mil para compra de carros

Deputado Nikolas Ferreira (PL – MG) Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) tomou a iniciativa de protocolar, no Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS), uma notícia-crime contra um repasse do governo federal para uma cooperativa.

A ação cita Edegar Pretto, filiado ao PT, e seu irmão Adelar Pretto, que é coordenador estadual do MST naquele estado e um dos sócios da Terra Livre.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) destinou R$ 200 mil à cooperativa Terra Livre que comercializa alimentos produzidos pelos trabalhadores sem-terra.

Nikolas baseou a denúncia em uma reportagem da Gazeta do Povo que comunicou o repasse que seria utilizado para a compra de automóveis para a cooperativa.

– Os valores foram repassados no dia 31 de março do corrente ano a título de termo de fomento, que na prática é um mecanismo de parceria entre a Administração Pública e organizações da sociedade civil com objetivo de viabilizar ações de interesse público – explica o parlamentar na notícia-crime.

E continua:

– Se tais notícias forem verídicas, têm-se que os cofres públicos sofreram um rombo em prol de prestar suposto auxílio à cooperativa ligada ao irmão de membro do governo Lula e por seus interesses pessoais, o que por si só, comprova a ilegalidade da destinação dos valores.

Nikolas pede ao MP que faça uma apuração sobre os fatos para que, posteriormente, os envolvidos em eventuais fraudes possam ser punidos.

PLENO.NEWS

Deixe uma resposta