Simone Tebet minimiza fala de Lula sobre relativização da democracia

Destaque

Ministra disse compartilhar mesmo conceito com o petista sobre o tema

Já a ministra criticou o governo de Maduro, apesar de minimizar a fala de Lula | Foto: Ricardo Stuckert/PR

ministra do Planejamento, Simone Tebet, tentou minimizar a declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que relativiza o conceito de democracia. Em entrevista para a emissora GloboNews nesta sexta-feira, 30, ela disse desconhecer qual o contexto da fala, mas afirmou compartilhar com o petista o mesmo conceito de democracia.

Lula fez a afirmação em entrevista à Rádio Gaúcha na quinta-feira 29. Ele falou sobre democracia ao sair novamente em defesa do ditador Nicolás Maduro, da Venezuela.

“A Venezuela tem mais eleições do que o Brasil”, argumentou Lula. “O conceito de democracia é relativo para você e para mim”, prosseguiu o presidente.

A ministra, que encerra o primeiro semestre de trabalho sem ter uma única entrevista reservada com o presidente da República, criticou o governo de Maduro. Apesar disso, ela minimizou a fala de Lula.

“Eu tenho uma visão particular sobre o governo da Venezuela, que é um governo que não respeita os direitos fundamentais, a liberdade de expressão, o direito de o cidadão poder ir e vir, e poder fazer suas críticas ao governo”, afirmou Tebet. “E, para mim, quando você tem um governo que impeça esse tipo de direito, que é previsto e absoluto para uma democracia, você não tem um governo democrático.”

Ainda na entrevista, Simone Tebet afirmou que a declaração de Lula foi uma “questão de o presidente se expressar”, atenuando a gravidade da situação. Ela disse acreditar que o chefe do Executivo “vai explicar, dentro do contexto, o que ele quis dizer”.

REVISTA OESTE

Deixe uma resposta