Presidente do TSE estaria coagindo ministros a não pedirem vista no julgamento de Bolsonaro
Alexandre de Moraes e Silas Malafaia Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE; Foto: Reprodução/YouTube Silas Malafaia Oficial
“A tática de Alexandre de Moraes para enquadrar colegas e encerrar julgamento de Bolsonaro” é o título da coluna de Malu Gaspar, do jornal O Globo, desta sexta-feira (23). A matéria trouxe uma denúncia contra o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, que estaria atuando politicamente e constrangendo seus pares [ministros do TSE] a fim de obter determinado resultado.
A jornalista fala sobre uma possível pressão para que “algum ministro mais alinhado ao ex-presidente pedisse vista do processo e adiasse a decisão sobre sua inelegibilidade”. E prosseguiu expondo a possível atuação de Alexandre de Moraes, que estaria articulando entre seus pares para impedir que haja o pedido de vista, cobrando uma definição imediata para o futuro político de Jair Bolsonaro.
– (…) Moraes conversou pessoalmente com os dois ministros que poderiam interromper o julgamento, Kassio Nunes Marques e Raul Araújo, e obteve de ambos a promessa de que dariam seus votos agora e não pediriam vista. Nessas conversas, Moraes argumentou que seria ruim para o país e para o TSE que o processo se arrastasse por muito tempo, e insistiu que o tribunal precisa encerrar essa fase da discussão sobre as eleições de 2022 – disse a coluna.
Segundo a jornalista, esta mancomunação capitaneada pelo presidente da Corte Eleitoral, Alexandre de Moraes, vem sendo mantida “no mais absoluto segredo” a fim de evitar uma reação por parte dos apoiadores de Bolsonaro, e, claro, por se tratar de uma prática inaceitável sob o ponto de vista moral, ético, criminal, democrático e republicano.
– Na prática, ao procurar pessoalmente os ministros para convencê-los a concluir a análise do caso ainda neste semestre, Moraes tenta mostrar que tem o controle total do plenário – diz Malu Gaspar.
Ela também denunciou que Alexandre de Moraes, já em fevereiro deste ano, antevendo a iminente chegada de Kassio Nunes Marques ao TSE – sendo ele um indicado de Bolsonaro -, tratou de criar uma “vacina” regimental para impedir que um ministro, ao pedir vista processual, suspenda o julgamento por mais de 30 dias. De acordo com a publicação de O Globo, Moraes estaria se preparando regimentalmente para o processo sobre a inelegibilidade do ex-presidente.
MALAFAIA REAGE À DENÚNCIA CONTRA MORAES
Irresignado com o teor da denúncia publicada por Malu Gaspar, o pastor Silas Malafaia usou suas redes sociais para se manifestar, nesta sexta-feira (23).
– O que O Globo está dizendo é verdade ou fake news? O blog de Malu Gaspar diz que Alexandre de Moraes enquadrou os ministros do TSE, fazendo pressão para que ninguém peça vista no processo contra Bolsonaro. Se isso for verdade, acabou de vez o TSE! Será simplesmente um bando de capachos do ditador da toga Alexandre de Moraes. Vergonha absoluta! Absurdo total! – disparou Malafaia.
PLENO.NEWS