Ação popular de 12 deputados quem evitar 10º calotes da Argentina
Alberto Fernandes, presidente da Argentina, e o presidente Lula – Foto: Ricardo Stuckert.
Isabella Soares
Após a notícia de que a Argentina, depois de quebrar sua economia, tenta tomar o dinheiro do Brasil, 12 deputados federais do Partido Liberal protocolaram uma ação popular contra o empréstimo bilionário do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o país que é recorrente em não honrar dívidas.
A legenda publicou em seu perfil no Twitter um post sobre a oferta de recursos por meio do BNDES.
O que ocorreu?
Tentando evitar que o dinheiro seja emprestado para o país governado por Alberto Fernández, os parlamentares enviaram a ação para a 9ª Vara Federal Cível da Justiça de Brasília.
São eles: Carla Zambelli (PL-SP), Coronel Meira (PL-PE), Daniel Costa (PL-SC), Delegado Caveira (PL-PA), Éder Mauro (PL-PA), Evair de Melo (PP-ES), José Antônio (PL-MT), Gilvan Aguiar Costa (PL-ES), Júnior Amaral (PL-MG), Mário Frias (PL-SP), Paulo Bilynskyj (PL-SP) e Zé Trovão (PL-SC).
O empréstimo por meio do BRICS, banco presidido pela ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, seria uma forma de garantir que a dívida seja paga caso a Argentina não pague o empréstimo ao BNDES, utilizando a instituição financeira assim como “fiador” de sua possível dívida.
DIÁRIO DO PODER