Após Uruguai, presidente do Chile critica falas de Lula sobre Venezuela: “Não é construção narrativa”

Destaque

Foto: Marcelo Camargo / EBC

O presidente do Chile, Gabriel Boric, criticou as falas do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em relação à situação da Venezuela. Em discurso realizado nesta terça-feira (30), Boric afirmou que as violações dos Direitos Humanos no país “não são uma construção de narrativa”, como disse Lula.

“Eu manifestei que não concordo com o que disse o presidente Lula ontem no sentido de que a situação de direitos humanos na Venezuela era uma construção narrativa. Não é uma construção narrativa, é uma realidade, é séria”, afirmou Boric.

O presidente chileno também comentou sobre as sanções impostas sobre a Venezuela, mas destacou que não irá “fazer vista grossa” em relação às violações no país.

“Gostaríamos que a Venezuela retornasse a um ambiente multilateral porque há espaços para resolver problemas, e não para declarações que nós nos ataquemos uns aos outros. Isso, no entanto, não significa colocar debaixo do tapete ou fazer vista grossa para um tema que consideramos importante”, discorreu.

Confira o discurso:

Presidente do Chile também critica fala de Lula sobre Venezuela. “Não é uma construção narrativa. É uma realidade, é séria”.

“Tive a oportunidade de vê-la nos olhos e na dor de centenas de milhares de venezuelanos que hoje vivem em nosso país”, afirmou Gabriel Boric.

Mais cedo, o presidente do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou, também criticou a defesa que Lula fez do regime de Nicolás Maduro. Na ocasião, o chefe de estado chegou a colocar em dúvida se vai assinar o documento conjunto sobre a cúpula em Brasília..

BAHIA NOTÍCIAS

Deixe uma resposta