Lula quer tirar do Exército o controle de CACs e dar à PF, subordinada a Dino

Destaque

Integrantes do governo acreditam que a corporação seria mais efetiva nesse processo

Lula quer tirar controle de CACs do Exército para dar a PF, subordinada a Dino | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva quer tirar do Exército a responsabilidade de emitir o certificado de registro e cadastro de armas de caçadores, atiradores e colecionadores (CACs), assim como a fiscalização dos clubes de tiros. A ideia é passar o controle para a Polícia Federal (PF), conforme noticiou nesta sexta-feira, 12, o jornal Folha de S.Paulo.

Ainda não está claro se o objetivo é passar o controle exclusivamente para a PF. Mas os técnicos do governo acham que a corporação seria mais efetiva em controlar os CACs e os clubes de tiro.

A Polícia Federal é subordinada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, comandado pelo ex-governador do Maranhão Flávio Dino.

A possibilidade de tirar da PF a atribuição sobre os CACs está prevista no novo decreto do Estatuto do Desarmamento. Dino afirmou que o documento ficará pronto para ser entregue a Lula até segunda-feira 15. O ministro já havia adiantado que as armas de CACs serão cadastradas definitivamente no Sistema Nacional de Armas (Sinarm), da Polícia Federal.

O governo Lula também ordenou, em fevereiro, que as armas de CACs adquiridas desde maio de 2019 deveriam ser registradas na Polícia Federal em até 60 dias.

REVISTA OESTE

Deixe uma resposta