Rei Charles 3º será coroado no sábado (6), em cerimônia religiosa; atividades relacionadas ao evento se estendem até segunda (8)
Rei Charles III – REUTERS – 28.4.2023
Milhões de pessoas ao redor do mundo estarão de olho na coroação do rei Charles 3º, que acontece no próximo sábado (6), em Londres. Charles é o sexagésimo monarca do país e das nações que compõem a Commonwealth.
O recém-nomeado soberano ascendeu ao trono após a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth 2ª, em setembro de 2022. Agora, ele será coroado ao lado da rainha consorte Camilla durante uma cerimônia simbólica na Abadia de Westminster, em Londres.
O dia seguinte à cerimônia será marcado por várias comemorações, incluindo festas de rua e shows na parte da noite. Pubs e bares poderão permanecer abertos por duas horas extras no país. Na segunda-feira (8), o dia será considerado feriado nacional.
Segundo a revista Time, o Palácio de Buckingham afirmou que o evento será modernizado para refletir o papel atual da monarquia. Ainda assim, serão mantidas as “tradições e pompa de longa data” vistas na coroação da rainha Elizabeth 2ª em 1953.
Mais de 2.000 pessoas foram convidadas para a coroação, como familiares de Charles e Camilla, chefes de Estado, líderes religiosos, membros da realeza de outros países e representantes da sociedade.
Confira a programação da coroação:
Pelo horário de Brasília, os eventos vão começar na madrugada de sábado (6) e serão finalizados na segunda-feira (8).
Sábado – 06/05
2h: Desfile
As celebrações formais se iniciam e ocorre um desfile com aproximadamente 200 oficiais das Forças Armadas britânicas. Eles irão partir do Palácio de Buckingham em direção à Abadia de Westminster, onde ocorrerá a cerimônia religiosa.
Aos que desejarem garantir uma visão privilegiada do rei, as áreas de visualização no centro de Londres estarão abertas a partir desse horário.
5h30: Chegada dos convidados
Os convidados começam a chegar à Abadia de Westminster depois de passar pelos postos de controle de segurança do aeroporto.
6h20: “Procissão do Rei”
O rei Charles 3º vai sair do Palácio de Buckingham em direção à Abadia de Westminster. A bordo de uma carruagem com modificações surpreendentemente modernas — como ar-condicionado e vidros elétricos —, ele estará acompanhado da esposa, a rainha consorte Camilla Parker.
O percurso a ser feito pelo casal é chamado de “Procissão do Rei” e se estende por 2,3 km. Estimativas indicam que o casal vai chegar à igreja sete minutos antes das 7h.
7h: Coroação
A cerimônia da coroação deve começar, pontualmente às 7h e durar entre uma e duas horas, em comparação com as três horas da cerimônia de Elizabeth 2ª em 1953.
Charles 3º e Camilla entrarão juntos na igreja e assim seguirão até chegar ao espaço central da Abadia de Westminster. Dentro da igreja, o monarca vai se sentar na Cadeira da Coroação, ou Cadeira de St. Edward, e receber os atributos reais, tais como manto, orbe, anel, cetro e coroa de Edward, do século 17, adaptada para a ocasião.
A cerimônia em que Charles 3º será coroado envolve uma série de etapas: reconhecimento, juramento, unção, investidura, coroação, entronização e homenagem.
Logo após a coroação do rei, será a vez de Camilla. Uma vez coroada, ela passará a ser chamada de rainha, sem o termo “consorte”.
9h: “Procissão da Coroação”
Após a cerimônia, Charles e Camilla partirão da Abadia de Westminster e farão a “Procissão da Coroação”, um percurso de volta ao Palácio de Buckingham na carruagem tradicional da realeza, construída em 1760 e usada em todas as coroações desde 1831. Atrás do monarca, outros integrantes da família real o seguirão, como o príncipe William e Kate Middleton, com os três filhos, George, Charlotte e Louis.
O segundo cortejo contará com quase 4.000 militares. Entre eles, estarão agentes das Forças Armadas de toda a Commonwealth, dos Territórios Ultramarinos Britânicos e de todos os serviços das Forças Armadas do Reino Unido.
10h30: Aparição na varanda
Coroados rei e rainha, Charles 3º e Camilla vão aparecer na varanda do Palácio de Buckingham e acenar aos súditos. Eles também irão observar também a exibição aérea de pompa militar, que será realizada pelas três braços das Forças Armadas com mais de 60 aeronaves. O gesto encerra os eventos solenes do dia.
Domingo – 07/05
8h: “Grande Almoço da Coroação”
No dia seguinte à cerimônia, o Reino Unido vai estar em festa e a população britânica é convidada a participar do “Grande Almoço da Coroação”, que tem como objetivo compartilhar alimentos. A iniciativa é organizada pelo Eden Project, uma causa que Camilla apoia desde 2013 e que visa aproximar as pessoas para reduzir a solidão e promover o espírito de comunidade.
O rei e a rainha “escolheram pessoalmente” uma quiche de inspiração francesa — com espinafre, favas, queijo e estragão — como prato para marcar sua coroação.
15h: Concerto no Castelo de Windsor
Para comemorar a coroação, um show vai ocorrer no Castelo de Windsor. Entre as atrações confirmadas estão: Lionel Richie, Andrea Bocelli, Katy Perry e as irmãs Kylie e Dannii Minogue. O ator Tom Cruise também fará uma aparição, ainda não se sabe se em vídeo ou pessoalmente.
O Coral da Coroação, formado por grupos comunitários, refugiados e pessoas com a deficiência auditiva também se apresentará.
Durante o show, os principais marcos do Reino Unido serão iluminados com projeções, lasers e exibições de drones para celebrar o rei Charles.
Segunda-feira – 08/05
A data será feriado no Reino Unido, mas o pedido de Charles 3º é que os britânicos participem de uma iniciativa comunitária conhecida como “The Big Help Out” (A Grande Ajuda, em tradução livre). O objetivo é ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Traições, mala de dinheiro e mais: saiba os maiores escândalos da vida do rei Charles 3º
R7.com