Após viagens a Portugal e Espanha na semana passada, petista vai levar comitiva para o Reino Unido para a coroação do rei Charles III
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é recebido pelo presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. Foto: Ricardo Stuckert/PR
Tiago Vasconcelos
O presidente Lula (PT) realiza mais uma viagem internacional esta semana. Após visitar Portugal e Espanha há menos de duas semanas, o petista vai levar mais uma comitiva oficial, desta vez para o Reino Unido, onde participa da coroação do rei Charles III.
O Planalto informou que Lula chega a Londres, que fica a cerca de 13 horas de Brasília, na sexta-feira (5), mas o presidente já não tem compromissos oficiais na sua agenda de quinta-feira (4). A coroação está marcada para o sábado (6). Está prevista uma recepção no Palácio de Buckingham, além de encontro com o primeiro-ministro britânico Rishi Sunak durante a viagem.
A semana foi marcada pela derrota de lulistas no Congresso, que não conseguiram aprovar o Projeto da Censura (projeto de lei 2630/20), umas das obsessões da administração petista desde o início do novo governo.
Na noite desta quarta-feira (3), a Câmara também aprovou a derrubada do decreto de Lula que desfazia o Marco do Saneamento Básico, aprovado no governo Bolsonaro.
Repeteco?
Quando adiantou a viagem para Portugal, no último dia 20 de abril, Lula “fugiu da crise” em torno do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Gonçalves Dias, flagrado em imagens do circuito interno do Palácio do Planalto conversando e direcionando invasores durante o quebra-quebra do dia 8 de janeiro.
Em quatro meses desde a posse, Lula já visitou os Estados Unidos, China, Portugal e Espanha.
DIÁRIO DO PODER