Presidente da Câmara disse que governo precisa “descentralizar” articulação com o Congresso
Arthur Lira Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), criticou a articulação política do governo Lula (PT) e avaliou que a relação entre o Planalto e o Congresso não é de “satisfação boa”. As declarações foram feitas em uma entrevista concedida por Lira ao jornal O Globo e publicada neste domingo (30).
Ao ser questionado se as emendas de relator, apelidadas de orçamento secreto, estariam “fazendo falta”, Lira respondeu que não para ele pessoalmente, mas que, em relação à governabilidade da atual gestão, a ausência delas estaria gerando algum impacto.
– Sabemos o que os partidos querem: favorecimento de obras e serviços públicos para aumentar o seu escopo político e atender as suas bases. O governo precisa se organizar, mais especificamente a Secretaria de Relações Institucionais – declarou.
Na sequência, ao ser perguntado se a resposta era uma referência ao ministro Alexandre Padilha, que gerencia a pasta de Relações Institucionais, Lira respondeu com uma avaliação de que o governo precisa descentralizar a relação com o Congresso e que, por isso, “há muita dificuldade” da gestão petista no trato com o Parlamento.
– [Padilha é] um sujeito fino e educado, mas que tem tido dificuldades. Não tem se refletido em uma relação de satisfação boa. Talvez a turma precise descentralizar mais, confiar mais. Se você centraliza, prende muito. Há muita dificuldade, talvez pelo tempo que o PT passou fora do poder – completou.
PLENO.NEWS