O Republicanos passou a sinalizar como real a possibilidade de ter o ministro João Roma, da Cidadania, na vice de ACM Neto (DEM), formando a chapa que disputará o Governo do Estado em 2022.
Compor a chapa de Neto é um sonho antigo do partido, que não conseguiu em 2012 nem em 2016, quando Neto disputou a Prefeitura de Salvador. Em 2008, quando Márcio Marinho, atual presidente da legenda na Bahia, foi o vice, ACM Neto ficou em 3º lugar.
Em 2012, Célia Sacramento (PV) foi escolhida para a vice, enquanto que em 2016 o MDB, com Bruno Reis, venceu a queda de braço. Em 2020, Bruno teve Ana Paula, filiada do PDT, como vice.
Agora, o Republicanos sonha em ter, 14 anos depois, um vice na chapa de Neto. Na Bahia, o nome mais próximo é o de João Roma, que foi chefe de gabinete de Neto e um dos seus mais próximos articuladores e amigos.
Na semana passada, o jornal Valor Econômico chegou a publicar que Roma pode ser o vice ou ainda o candidato a senador na chapa de Neto (veja aqui). Como candidato ao Senado, ele conseguiria garantir algum palanque ao presidente Jair Bolsonaro na Bahia. ACM Neto, no entanto, deve apoiar Ciro Gomes (PDT) para presidente.