Ibovespa encerra semana com a pior cotação do ano

Destaque

Ministério da Fazenda revisa crescimento do PIB para baixo

Foto: Reprodução/OnFly

O Ibovespa encerrou a semana com a pior cotação deste ano para o fechamento de um pregão. Nesta sexta-feira, 17, o indicador terminou em menos de 102 mil pontos pela primeira vez em 2023. Também hoje, o dólar registrou alta passando a valer R$ 5,62.

Principal índice da Bolsa de Valores, o Ibovespa perdeu caiu cerca 1,5% longo da semana. Na sexta-feira passada, o indicador encerrou valendo pouco mais de 103 mil pontos. No mesmo período, o dólar subiu 1,5%.

Hoje, Fernando Haddad, Ministro da Fazenda apresentou ao presidente Lula o projeto para o novo arcabouço fiscal do país. Detalhes sobre a proposta, entretanto, ainda não são públicas.

Crises do Bancos e PIB menor no Brasil

Ao longo da semana, o mercado sofreu o impacto da falência de dois bancos nos Estados Unidos. Um deles é o Silicon Valey Bank, criado para financiar as empresas de tecnologia do Vale do Silício, na Califórnia. O outro é o Signature Bank, com sede em Nova York, coração financeiro dos EUA.

Além disso, a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda reduziu sua expectativa para o desempenho do Produto Interno Bruto brasileiro deste ano (PIB). Agora, o órgão estima que a economia cresça 1,6%.

A nova previsão estima que o PIB do Brasil cresça, em 2023,  praticamente a metade do resultado de 2022. No ano passado, de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a economia local aumentou quase 3%.

Além disso, a OCDE publicou hoje uma previsão mostrando que o PIB brasileiro deve crescer menos de 1% neste ano. Ao contrário de 2022, a estimativa coloca a expansão da economia do Brasil abaixo da média mundial.

REVISTA OESTE

Deixe uma resposta