Daniela Barbalho ganhou cargo vitalício de conselheira do TCE
Mael Vale
Daniela Barbalho, esposa de Helder Barbalho (MDB), governador do Pará, foi eleita para o cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE), nesta terça-feira (14).
A votação ocorreu em Sessão Especial no plenário Newton Miranda, na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA).
Com a nomeação para o cargo em caráter vitalício com salário de R$ 35 mil, a primeira-dama ficará com a função de fiscalizar se o próprio marido está gastando o dinheiro público de forma correta.
Daniela teve a indicação ao cargo pela ALEPA e teve aprovação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Durante a eleição 36 parlamentares foram a favor da nomeação da primeira-dama e apenas 2 foram contra.
Daniela Barbalho é formada em direito pela Universidade da Amazônia (Unama), passou pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) e pelo escritório Coelho de Souza Advogados. Já foi secretária municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho entre 2007 e 2012, em Ananindeua, na Grande Belém, quando o marido Helder Barbalho foi prefeito do município.
Helder Barbalho é filho do senador Jader Barbalho (MDB-PA) e irmão do ministro das Cidades Jader Filho, nomeado por Lula. Helder fez campanha para Lula nas últimas eleições de 2022, que culminou na vitória do petista.
No governo Lula opositores já haviam questionado o fato de esposas de alguns ministros receberem cargos de conselheiras em Tribunais de Contas, são elas: Rejane Dias, mulher de Wellington Dias, ministro do desenvolvimento Social, eleita no TCE-PI, Renata Calheiros, casada com Renan Filho, ministro dos Transportes, eleita no TCE-AL, Marília Góes, esposa do ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, eleita no TCE-AP, e por último Aline Peixoto, esposa do ministro da Casa Civil, Rui Costa, eleita a nova conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia.
DIÁRIO DO PODER