De acordo com o STF, as normas que permitiam as doações privadas para campanhas eleitorais era inconstitucionais. A decisão foi tomada pelo STF em 2015. “Isso tudo é fruto de invasão de competências de um poder e outro, do afobamento de decidir as coisas na perna, como estão querendo fazer novamente com esse monstro que estão apelidado de reforma eleitoral. Tudo isso é fruto de uma decisão do STF, que, numa canetada, disse que financiamento campanha privado era inconstitucional. E quem vai financiar senão a iniciativa privada? O STF tinha que exigir o aperfeiçoamento da legislação da fiscalização e não criar esse mostrengo. Democracia é cara”, disse Bacelar.

COVID19

Covid-19: Média de casos segue em queda no Brasil Foto: Agência Brasil/Rovena Rosa

Com a média de novos casos em queda há três semanas, o Brasil registrou 939 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo dados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa neste domingo (18). O estado do Ceará informou ter registrado nenhuma morte pela doença no último dia.

Ao todo, o país contabiliza 542.262 perdas desde o início da pandemia. Também houve registro de mais 33.696 diagnósticos de coronavírus no último sábado (17), segundo o levantamento. No valor acumulado, o Brasil chegou a 19.372.820 testes positivos.

As médias móveis de mortes e diagnósticos, cálculo que corrige distorções entre dias úteis e fim de semana, apresentam tendência de redução. Em relação a novos casos, o índice completou 21 dias seguidos de queda e está em 40.948 neste domingo, ou 17% a menos comparado a 14 dias atrás.

Já a média de mortes é de 1.245, o que corresponde a um recuo de 21% em relação há duas semanas. O patamar, no entanto, ainda é alto e se equivale aos indicadores do começo de março, período que deu início à fase mais aguda da pandemia registrada no país.

Autoridades sanitárias e cientistas alertam, ainda, para a circulação da variante Delta, cepa mais transmissível do coronavírus. Pelo menos 97 casos e cinco mortes pela variante já foram notificados, de acordo com o Ministério da Saúde. Os registros foram feitos em sete estados: Rio de Janeiro, Paraná, Maranhão, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Pernambuco.

Os dados diários do Brasil são do consórcio de veículos de imprensa formado por Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL em parceria com 27 secretarias estaduais de Saúde, em balanço divulgado às 20h.

Segundo os números do Ministério da Saúde, 18.023.512 de pessoas se recuperaram da doença. Outras 810.848 estão em acompanhamento.

Pleno.News

Deixe uma resposta