Cláudio Humberto
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), fez uma declaração que mais parece aviso de quem amigo é: o governo está sem rumo. Ele escolheu a plateia da Associação Comercial de São Paulo para lembrar ao presidente Lula que sua base de apoio no Congresso, além de insuficiente, está desarticulada, desarrumada, nem é capaz de aprovar um simples projeto que exige apena metade mais um dos votos. O aviso de Lira soou também como um “pedala”: é preciso olhar para frente.
Perda de tempo
Para Lira, o governo perde tempo precioso com a única estratégia de atacar Bolsonaro, prejudicando e atrasando a própria articulação política.
Ódio faz mal
As palavras de Lira foram interpretadas com o aviso de que o ódio deve ceder lugar à negociação, muita conversa, atributos que Lula negligencia.
Congresso é outro
“Não temos um rumo definido”, resumiu. Ele quis lembrar a Lula que os tempos são outros e o Congresso já não depende do “toma lá, dá cá”.
PEC, nem pensar
O governo não terá a mínima chance de alterar a Constituição, disse Lira, que exige quórum qualificado de dois terços (308 votos na Câmara).
Lula e governadores têm dinheiro a receber do BC
O presidente Lula (PT) e outros nove governadores, de quase todas as regiões do Brasil, estão entre os brasileiros com dinheiro “esquecido” em instituições financeiras ou em grupos de consórcio que foram cancelados. A grana deve ser liberada pelo Banco Central a partir desta terça (7). A estimativa do BC é que o valor total de créditos a receber pelos correntistas pode ultrapassar os R$6 bilhões e são devidos a mais de 38 milhões de brasileiros (CPF) e 2 milhões de empresas (CNPJ).
Crédito no Sul
Os governadores Eduardo Leite (PSDB-RS) e Ratinho Jr (PSD-PR) também aparecem com valores a receber.
Mais dois
No Centro-Oeste, Ibaneis Rocha (MDB-DF) e Eduardo Riedel (PSDB-MS) têm crédito esquecido com o Banco Central.
Nordeste na lista
Paulo Dantas (MDB-AL), Raquel Lyra (PSDB-PE) e Rafael Fonteles (PT-PI) também estão na lista, “representando” o Nordeste.
Patrimônio é público
A ex-primeira-dama Michelle mandou mal, tentando “internalizar” joias presenteadas pela família real saudita. Deveria ter declinado da oferta. Ou mandando os presentes à imediata inclusão no patrimônio da União.
Patrimônio não é privado
Lula fez pior: ao final do segundo governo, levou 133 valiosos presentes recebidos como presidente e já incorporados ao patrimônio da União. E os escondeu por 5 anos até serem apreendidos pela Polícia Federal.
Hora de estudar
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, mandou bloquear o acesso de 5,5 mil escolas públicas a redes sociais como TikTok e a streamings como Netflix, GloboPlay etc. Escola é local de estudo.
Clima, a ‘prioridade’
O Prodes, projeto do INPE que monitora desmatamentos na Amazônia Legal por satélites desde 1988, continua sem ser atualizado no governo Lula (PT). A última vez que saíram novos dados era novembro de 2022.
Conta cara
Ao listar as “conquistas” do governo Lula, como o aumento nos preços dos combustíveis, o desmatamento recorde, e repetidas quedas na Bolsa, o vereador Fernando Holiday ironizou: “o amor nunca foi tão caro”.
Para brasileiro ver
A primeira sessão do Senado na “semana da mulher” tem apenas três projetos que tratam sobre direitos para mulheres. E um deles cria o “dia nacional da mulher empresária”. Inflação, desemprego, reformas… nada.
Ruim para muitos
“Prejudica os disléxicos, as pessoas surdas, deficientes visuais e a alfabetização”, disse Roberto Duarte (Rep-AC) ao Diário do Poder, ao explicar o projeto que proíbe a tal “linguagem neutra” no ensino público.
Que vergonha
A imprensa nos EUA agora diz que teoria de que a covid escapou de um laboratório chinês foi censurada da CNN por ordem do ex-presidente do canal para não confirmar a “bandeira” do ex-presidente Donald Trump.
Pergunta na cabeça
Joia na Receita é melhor do que pedalinho no sítio?
DI8ÁRIO DO PODER – DIÁRIO DO PODER