Economista fala sobre “falta de habilidades” da ex-presidente
Nesta sexta-feira (10) o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles afirmou, em entrevista ao SBT News, que a ex-presidente Dilma Rousseff não tem perfil para assumir o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), também chamado de Banco do Brics (que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
O governo brasileiro negocia com parceiros do bloco a indicação da ex-presidente.
Para Meirelles, falta em Dilma experiência de direção de banco.
– Ela tem um perfil extenso, já foi ministra de Minas e Energia, foi presidente da República, mas é um perfil diferente de alguém que administra uma instituição financeira cuja função básica é fornecer crédito para os países em desenvolvimento. Falta a experiência de direção de banco, que faz empréstimos, e falta habilidades. É uma experiência muito específica para uma pessoa que vai ser dirigente de uma instituição financeira – disse em conversa com os jornalistas Roseann Kennedy e Guto Abranches.
Atualmente, o NDB é presidido pelo economista Marcos Troyjo, que tem mandato até 2025, e teria de renunciar. Ele foi indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), tendo assumido a instituição em maio de 2020. Entretanto, a saída dele passou a se tornar iminente em razão de críticas feitas a Lula no passado. Enquanto comentarista da Jovem Pan, Troyjo chegou a chamar o petista de “presidiário”.
PLENO.NEWS