Pouco tem sido comentado sobre o futuro político da região oeste da Bahia, em relação aos políticos barreirenses e o que eles pensam sobre as próximas eleições.
Muitas mudanças poderão ocorrer, a maioria delas relacionadas ao andamento do processo contra o prefeito barreirense Zito Barbosa, que está tramitando no Supremo Tribunal Federal, em Brasília.
Caso nosso prefeito consiga se desvencilhar das acusações que lhes foram impostas, aumentarão substancialmente suas chances e as do seu grupo político, isto é ponto pacífico. Caso contrário, o bolo será repartido entre os atores de diversos segmentos, mudando substancialmente o cenário atual.
Quanto aos que vão postular cargos nas esferas estadual e federal, o quadro poderá ser mais ou menos o que a seguir detalharemos. Bom frisar, entretanto, que a política sempre nos traz surpresas e, o que é viável no momento presente, poderá ser revertido num piscar de olhos.
No caso de postulantes ao cargo de deputado federal, a briga tende a ser renhida, vez que a atual deputada estadual Jusmari Terezinha, garante que agora é sua oportunidade de voltar a ser deputada federal, por “tudo que fez em prol da região oeste”.
Há também, isto ninguém desconhece, que Karlúcia Macedo, ex-vice-prefeita e agora Secretária de Ação Social barreirense, pôs o seu bloco na rua e trabalha com afinco para disputar uma cadeira na Câmara Federal, mui provavelmente com o apoio do prefeito Zito Barbosa. Isto é o que garantem seus seguidores.
Chegaremos, então, a um provável conflito político, pois os correligionários de Jusmari asseveram que o prefeito lhe garantiu apoio e ela não aceitará a quebra do compromisso, sob nenhum aspecto, pois ela muito contribuiu para sua vitória. (sic).
Karlúcia Macedo tem como certo o apoio do amigo e correligionário Zito Barbosa, de quem é fiel coligada, e o futuro dirá como o problema será resolvido.
Já o deputado Antônio Henrique Jr., vai partir para a reeleição e aproveitar as bases que implantou em todo oeste baiano, com inúmeras indicações feitas ao governo estadual, em favor dos municípios que representa.
Em Luis Eduardo Magalhães, o jornalista Sigi Vilares lançará seu nome a Deputado Estadual, sendo um nome de grande penetração no vizinho município e na região, tal o seu prestígio e coerência, um golpe nas bases do novo prefeito, que apoiará outro candidato.
Outros interessados vão surgir, logo que as conversas passem a ganhar mais intensidade. Pelo menos no presente momento, os atores políticos estão trabalhando em silêncio, mas pelo andar da carruagem novidades acontecerão. É uma questão de tempo.
Para deputado federal, creio que Tito, o Federal do Oeste, tem se destacado com o trabalho incansável em prol da nossa região, em todos os setores, notadamente durante a atual pandemia, conseguindo todos os leitos e respiradores para o Hospital do Oeste. Abriu espaço em vários Ministérios, aonde o seu trânsito vem se destacando, como nas rodovias, Fiol, Agricultura, Carros Pipa, Educação e, ainda, encaminhamento de problemas dos municípios da sua área de atuação política, junto a vários Ministérios.
A política tem a facilidade de sempre mudar. Os que hoje se destacam, muitas vezes não conseguem perdurar no topo. Há, também, muitos que até hoje não têm nenhum destaque, mas que, repentinamente, ganham projeção.