‘Recebi uma mensagem de WhatsApp do ministro, relatando preocupação com a chegada de vários ônibus com manifestantes’, disse o governador afastado
Ibaneis Rocha (MDB), governador afastado do Distrito Federal (DF), disse nesta sexta-feira, 13, durante depoimento à Polícia Federal, que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, sabia que diversos manifestantes iriam à capital federal no domingo 8.
“Em 7 de janeiro, recebi uma mensagem de WhatsApp do ministro, relatando preocupação com a chegada de vários ônibus com manifestantes”, disse Ibaneis. “Eventuais relatórios de Inteligência ficavam restritos à Secretaria de Segurança, e apenas chegava ao governador o que realmente importava para suas decisões.”
O governador do DF responsabilizou o ex-secretário de Segurança Anderson Torres e Souza Oliveira, seu adjunto por falhas no policiamento e no monitoramento dos manifestantes. A cúpula da segurança pública vislumbrava um “cenário tranquilo” no domingo.
Ibaneis salientou que todas as mensagens foram repassadas a Dino. “Às 15h39, ao acompanhar pela TV o início de um tumulto próximo do Congresso Nacional, determinou ao secretário de Segurança em exercício: ‘Coloca tudo na rua’. E na sequência ainda disse: ‘Tira esses vagabundos do Congresso e prendam o máximo possível’.”