Biden sanciona lei que protege casamento LGBTQIA+ nos EUA

Destaque

Cerimônia na Casa Branca contou com milhares de convidados e apresentações musicais

O presidente dos EUA, Joe Biden, assina a “Lei do Respeito ao Casamento” ao lado de legisladores Foto: EFE/EPA/MICHAEL REYNOLDS

Em cerimônia realizada na Casa Branca na presença de milhares de convidados, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou uma lei que garante o reconhecimento federal do casamento entre pessoas do mesmo sexo em todo o país. O evento contou com a presença de legisladores democratas e republicanos, além de apresentações musicais dos artistas Cyndi Lauper e Sam Smith.

Na ocasião, Biden afirmou que os EUA estão caminhando em direção à “igualdade, à liberdade e à justiça”. Também disse que o caminho foi “longo”, e garantiu que vai “continuar o trabalho pela frente”.

– Esta lei e o amor que ela defende desferem um golpe contra o ódio em todas as suas formas. É por isso que esta lei é importante para todos os americanos – defendeu o democrata.

Aprovada no Congresso na última semana, a chamada Lei do Respeito ao Casamento recebeu 258 votos a favor a 169 contra. Todos os democratas se posicionaram de forma favorável, e 39 republicanos também. Ela revoga uma lei de 1996, intitulada Lei de Defesa do Casamento, que definia o casamento como a união entre um homem e uma mulher e negava benefícios federais a uniões homossexuais.

A nova lei garante que o governo federal e os estados reconheçam tais uniões, ao mesmo tempo que faz concessões para não punir instituições religiosas que não apoiam casamentos gays.

PLENO.NEWS

Deixe uma resposta