STF: Mourão e Bolsonaro falam sobre aumento de cadeiras na Corte

Destaque
Foto: Divulgação

O vice-presidente do Brasil e senador eleito pelo Rio Grande do Sul, Hamilton Mourão (PL), defendeu nesta sexta-feira (7) uma ampla reforma do Supremo Tribunal Federal (STF). Mourão, na ocasião, citou um possível aumento no número de cadeiras, a redução da idade de aposentadoria dos magistrados e a imposição de mandatos com período limitado. As falas foram durante entrevista ao canal Globonews.

“Não é só uma questão de aumentar o número de cadeiras da Suprema Corte. Eu vejo que a gente trabalha em cima do que são decisões monocráticas, tem que trabalhar em cima do que vem a ser um mandato para os mandatários da Suprema Corte. Eu acho que não pode ser até os 75 anos, né?”, disse Mourão.

O presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) também já havia comentado o tema, nesta sexta-feira. Bolsonaro disse que recebeu sugestões para que passasse “para mais cinco” o total de ministros na Corte, que atualmente conta com 11 membros. O chefe do Executivo, porém, disse que “isso se discute depois das eleições”.

“Isso aí já chegou na gente, apresentou, “passa para mais cinco”. Não posso passar (sozinho) para mais cinco, se quiser passar, tem que conversar com o Parlamento. Isso se discute depois das eleições. Essa proposta não é de hoje, há muito tempo outros presidentes pensaram em fazer isso daí”, falou Bolsonaro à revista Veja.

G1

Deixe uma resposta