A vereadora e presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Barreiras, Carmélia da Mata, destaque do legislativo barreirense, concedeu uma entrevista exclusiva ao Mural do Oeste na manhã desta quinta-feira, 06. Carmélia analisou o resultado das eleições e afirmou que a cidade de Barreiras passa a viver um novo momento político. Confira abaixo a entrevista na íntegra.
Mural do Oeste – Que avaliação você faz desta eleição no município de Barreiras?
Carmélia da Mata – O prefeito se tornou pequeno, pois esperava em Barreiras 40 mil votos para sua esposa e esperava eleger o irmão. No entanto, Barreiras demonstrou que aqui não é curral eleitoral de ninguém.
Mural do Oeste – Barreiras só elegeu, até o momento, com um representante para Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado Antônio Henrique Júnior. Porque isso aconteceu quando tínhamos diversas candidaturas?
Carmélia da Mata -Por uma manipulação, pelo autoritarismo do gestor municipal que pensava ser o dono dos votos do povo de Barreiras e com essa articulação que o prefeito fez trouxe um prejuízo incalculável para Barreiras e Oeste. O prefeito deixou a região, praticamente, órfão de voz. Isso sem considerar a perda de valores financeiros através das emendas parlamentares que poderiam ser investidas na cidade e região. Tivemos cinco mulheres candidatas, mas o prefeito entendeu que só a sua esposa poderia ocupar o espaço em Barreiras e região, preterindo as suas amigas de longas datas Jusmari, Karlúcia e Dra. Graça. Esse tipo de comportamento é inaceitável, principalmente levando-se em conta que a mulher já tem, naturalmente, uma dificuldade muito grande de ocupar espaços na política. O prefeito não teve sensibilidade e nem atentou para isso.
Mural do Oeste – Como você vê o segundo turno das eleições no Brasil e na Bahia?
Carmélia da Mata – No Brasil continua uma eleição polarizada, uma disputa acirrada onde quem fizer as melhores articulações e tiver as melhores propostas pode vencer. Com base no primeiro turno desenha-se uma vitória de Lula. Na Bahia acho que não tem pra ninguém. Vai dar Jerônimo.
Mural do Oeste – Diante deste quadro como fica o cenário político de Barreiras, tendo em vista que as grandes lideranças da cidade não conseguiram vencer o pleito?
Carmélia da Mata – Acreditamos nas novas alianças que estão por vir e o resultado das eleições da Bahia vai refletir nas eleições municipais. Com a provável vitória de Jerônimo, poderemos aglutinar todas as forças de oposição ao prefeito de Barreiras e construir um momento novo para libertar o povo da cidade do autoritarismo do qual vem sendo vítima.