Um tribunal que exala partidarismo

Judiciário

Coluna destaca embate entre o STF e as Forças Armadas em ano de eleiçõesColuna destaca embate entre o STF e as Forças Armadas em ano de eleições | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Em artigo publicado na Edição 113 da Revista Oeste, Rodrigo Constantino se debruça sobre a atuação política recente do Supremo Tribunal Federal (STF), uma Corte que exala partidarismo, diz o colunista. O texto lista uma série de ações que desafiam os princípios democráticos e os quase 60 milhões de votos que elegeram o atual presidente Jair Bolsonaro.

Leia um trecho

“A postura de nossa Corte Suprema se tornou totalmente partidária e enviesada, e não faltam exemplos para ilustrar o que todos já sabem. Temos ministros do STF que consideram o presidente Bolsonaro a incorporação do ‘mal’, do atraso, e que por isso tentam ‘empurrar a história’ para certa direção, almejando derrubar o atual presidente. Há também ministros que perseguem bolsonaristas sem a menor cerimônia, ao arrepio das leis e da Constituição, inventando crimes novos de opinião e punindo até deputado com imunidade parlamentar.

A ala militante da imprensa, porém, fala em ‘atrito’ entre os Poderes, e ainda dá um jeito de responsabilizar o presidente pela situação. O truque é semântico: chamar críticas ao STF de ‘ataques’, colocar a pecha de antidemocrático no presidente, e assim justificar cada ato irregular que vem do Supremo.”

Revista Oeste

Edição 113 da Revista Oeste vai além do texto de Rodrigo Constantino. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de Silvio Navarro, J.R. Guzzo, Guilherme Fiuza, Ana Paula Henkel, Paula Leal, Pedro Henrique Alves, Artur Piva, Evaristo de Miranda, Guilherme Lopes, Bruno Meyer, Dagomir Marquezi e Theodore Dalrymple.

REVISTA OESTE

Deixe uma resposta