Paulo Guedes está em Washington, nos Estados Unidos, para a reunião anual do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional | Foro: Edu Andrade/Ascom/ME
A União Europeia está mais próxima de retomar o interesse em negociar um acordo comercial com o Mercosul, de acordo com o ministro da Economia, Paulo Guedes. Ele declarou isso na noite de quinta-feira 21, em Washington, nos Estados Unidos, onde está para a reunião anual do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional.
Segundo ele, representantes europeus afirmaram que há uma disposição em avançar as conversas sobre o Mercosul e que elas estão mais concretas e fluidas. As negociações estão paralisadas há 20 anos entre os dois blocos econômicos.
De acordo com o ministro, as consequências causadas pela guerra na Ucrânia fizeram o Brasil se firmar como uma alternativa para o restante do mundo.
“O Brasil é do bem. Somos contra a guerra”, disse Guedes. Para ele, no atual contexto global, o país se firmou como peça-chave para o mundo em questão de segurança alimentar e energética e que pode ser um destino seguro para os investidores.
Guedes afirmou ainda que, desde o início de governo, o Brasil nunca foi tão bem percebido no mundo como agora. “O Brasil está sendo tratado de forma diferente, e muito melhor”, apontou o ministro, sobre mais um indicador da melhora da percepção internacional sobre o país.
Compartilhe essa matéria:
Relacionado