Senador emplaca diretores inexperientes na Aneel

Coluna do Cláudio Humberto

Sede da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em Brasília.

Após haver reclamado, em julho de 2020, que teriam provocado “fricção” no Senado indicações para a diretoria da Aneel, o senador governista Marcos Rogério (PL-RO) não se fez de rogado e emplacou dois diretores na agência reguladora de energia elétrica. Os cargos são ambicionados pelos políticos porque dão muito poder aos seus ocupantes, e a quem os indica. As duas escolhas do senador são de advogados de Rondônia, tanto quanto Efraim Cruz, encontra-se de saída, em fim de mandato.

Choque de realidade

Um dos indicados, Fernando Mosna da Silva, é assessor no gabinete do próprio senador. Trata-se de um procurador neófito em eletricidade.

Que rei sou eu?

O outro indicado por Marcos Rogério, Ricardo Tili, andava encostado na diretoria da Eletronorte, perdido como cachorro em dia de mudança.

Viram presas fáceis

O risco de nomear despreparadas nas agências reguladoras é que viram presas fáceis para lobistas, que passam a influenciar suas decisões.

Triste trajetória

A Aneel tem histórico de privilegiar os interesses de empresas bilionárias do setor elétrico, em desfavor do pagador de impostos que a sustenta.

Fernando Haddad, Márcio França e Tarcísio Freitas lideram em São Paulo.

Em SP, 87% não têm candidato ao governo estadual

Levantamento do Paraná Pesquisas mostra que quase 87% dos eleitores de São Paulo afirmam espontaneamente não saberem em quem votarão para governador do Estado. Isso fica claro na parte do levantamento em que o eleitor é solicitado a manifestar sua intenção de voto. Indagado sobre em quem votariam para governador se a eleição fosse hoje, 70,5% afirmam não saber e 16,6% responderam “ninguém”. Os 87,1% mostram amplo espaço de crescimento para candidatos menos conhecidos.

Espaço para crescer

Murilo Hidalgo, do Paraná Pesquisas, destaca que Tarcísio Freitas (PL) e Rodrigo Garcia (PSDB), atual governador, ainda podem crescer muito.

Líder bolsonarista

O ex-ministro Tarcísio Freitas (PL) foi o mais citado nas referências espontâneas de intenção de voto: 5,4%. Haddad (PT) soma 3,5%.

Dados técnicos

Foram entrevistados 1.820 eleitores face-a-face em 78 municípios, entre 27 e 31 de março. O registro no TSE recebeu o n.º SP-07095/2022.

Compliance tardio

O ex-quase-futuro presidente do conselho de administração da Petrobras foi abatido em pleno voo pelo compliance tardio do governo, que só verificou a ficha do distinto após sua indicação se tornar pública.

Partidinho naniquinho

Após o fim da janela (de infidelidade) partidária, o Rede Sustentabilidade continua o menor partido da Câmara, com apenas um representante: Joenia Wapichana (RR). Aliás, líder dela mesma.

Menos partidos

Após o fim da migração partidária de deputados, o total de partidos representados na Câmara dos Deputados caiu de 30, no início da legislatura, em 2019, para os atuais 23.

Propostas tentadoras

Com dificuldade para organizar o PP no Estado, o governador de Roraima, Antonio Denarium, é acusado de fazer propostas tentadoras a outros partidos, como o Podemos do ex-deputado Luciano Castro.

Número oficial

O painel Vacinômetro Covid-19 do Ministério da Saúde já registra 400 milhões de doses de vacinas aplicadas na população brasileira. O Brasil é o quinto país do mundo que mais aplicou imunizantes.

Ritmo

Desde PT (86) e PMDB (78), na eleição de 2010, um partido não conquistava uma bancada federal tão numerosa quanto o PL de Bolsonaro, com os atuais 73 deputados. Em 2023, muda tudo de novo.

Interesses e interesses

As conversas sobre possível aliança entre PSDB, União Brasil e MDB para candidato de “terceira via” continuam somente fantasia de algumas lideranças partidárias. Entre pré-candidatos, a ideia é rejeitada.

Maior acionista

O bilionário Elon Musk comprou 9,2% das ações do Twitter na bolsa e se tornou o maior acionista dessa rede social. Musk tem, por exemplo, o triplo das ações do fundador da empresa, Jack Dorsey.

Pensando bem…

…faltam 180 dias para a eleição, mas a campanha começou em janeiro de 2019.

Deixe uma resposta