‘Não tem o menor sentido’, afirma Lula ao descartar a ajuda de Dilma

Política e Políticos

Os ex-presidentes Lula e Dilma, em um evento do PTOs ex-presidentes Lula e Dilma, em um evento do PT | Foto: Lula Marques/Agência PT

“Não tem sentido uma ex-presidente da República trabalhar e auxiliar em um outro governo”, afirmou Lula, em entrevista nesta quinta-feira, 24, a Rádio Super, de Belo Horizonte. Além de Dilma Rousseff, o ex-presideNte também descartou a ajuda de José Dirceu e José Genoino. “Tenho profundo respeito pela Dilma, a Dilma tem uma competência técnica extraordinária, mas tem muita gente nova que surgiu depois que governamos esse país”.

Segundo Lula, muitos dos antigos companheiros podem lhe ajudar “fazendo nada”. “Todos eles são meus amigos e tenho um profundo respeito por eles, mas obviamente eles não vão repetir a passagem deles pelo governo”, afirmou. “Nenhum deles aceitaria, porque eles sabem da importância que eu tenho de fazer um governo ousado”.

Um dos entrevistadores lembrou Lula que ele mesmo aceitou assumir a pasta da Casa Civil de Dilma Rousseff em março de 2016. “Quando eu fui convidado pela Dilma, eu disse para Dilma que em um Palácio não cabem 2 presidentes”, afirmou. “Fiquei até 1 hora da manhã conversando com a Dilma, mostrando para ela da ineficácia de tentar levar um ex-presidente para dentro do Palácio. Seria um incômodo para ela e seria um incômodo para mim. É que a situação estava muito difícil e o ministro Jaques Wagner e o ministro Ricardo Berzoini acharam que eu deveria aceitar, mas depois não deu certo.”

Na época, Lula tentava escapar da Operação Lava Jato garantindo o foro privilegiado. A manobra durou menos de um dia. Em menos de 24 horas, o ministro Gilmar Mendes suspendeu a nomeação.

REVISTA OESTE

Deixe uma resposta