O dia 2 de julho em Barreiras é marcado pela devoção ao Senhor dos Aflitos. A tradicional romaria que atrai milhares de fiéis até o Povoado do Cantinho, onde se encontra o Santuário Diocesano do Senhor do Aflitos, se consolida como uma das maiores manifestações religiosas do oeste da Bahia. A saída, da Catedral São João Batista, no Centro de Barreiras, contou com a benção do bispo Dom Moacir Arantes, após a missa na noite do dia 1º, e a partir da meia-noite, a procissão iniciou a caminhada de 20 quilômetros até o Cantinho, onde a fé e a devoção prevaleceram sobre o cansaço e o frio.
“A gente tem uma região riquíssima em devoção, fé e romarias. Essa é uma delas e que atrai milhares de fiéis. De fato, o povo católico vive a sua experiência de Deus de uma forma muito afetiva, mais às vezes do que teológica. Ou seja, a fé, ela chega primeiro ao coração e o coração busca sentido ser atraído pelo Senhor, e depois a mente vai elaborando a realidade desta busca. Então, as romarias, as peregrinações, estão justamente neste contexto em que o povo católico entende que a sua passagem pelo mundo é um caminhar, é uma peregrinação em busca de uma realidade melhor, em busca de um projeto de vida e também em busca da salvação”, explica Dom Moacir Arantes.
O prefeito Zito Barbosa participou da primeira missa do dia, celebrada no Santuário do Senhor dos Aflitos pelo bispo de Barreiras. “É um momento de renovar nossa fé, agradecer pelo dom da vida e pelas graças alcançadas. Uma manifestação que mistura amor, fé e gratidão. É sempre uma emoção diferente poder participar das manifestações de fé do nosso povo e poder agradecer a Deus pela nossa vida e proteção”, destacou o prefeito. Outras duas missas integraram a programação dos festejos, oportunizando aos fiéis agradecer pelas graças alcançadas e fazer novas promessas ao Senhor dos Aflitos.
Infraestrutura e segurança aos devotos – Como forma de garantir mais segurança aos romeiros e turistas, a Prefeitura de Barreiras realiza desde 2017 uma série de melhorias de infraestrutura no povoado. Este ano mais uma vez o Cantinho recebeu toda estrutura em apoio aos romeiros, com nova iluminação em LED, limpeza prévia, banheiros químicos, atuação da Cootrans e da Guarda Civil Municipal na organização do trânsito, barracas para comercialização de alimentos e toldos para abrigar os fiéis. Estima-se que mais de 40 mil pessoas tenham passado pelo Santuário Diocesano do Senhor dos Aflitos ao longo do dia durante o festejo católico.
MURAL DO OESTE